Estudante do IFRS Campus Rolante conquista bolsa para formação em Engenharia de Dados, em parceria com a AREZZO&CO

960 candidatos para 40 bolsas. E uma delas foi conquistada pelo estudante Gustavo Trevizani, 18 anos, do 4º ano do Técnico Integrado em Informática do IFRS Campus Rolante.

Morador de Riozinho, Gustavo foi selecionado para uma bolsa de formação em Engenharia de Dados concedida pela Growdev, startup do Feevale Techpark fundada em 2019 por profissionais que atuam no desenvolvimento de software e na formação e seleção de profissionais de Tecnologia da Informação (TI).

O edital de seleção, lançado em fevereiro de 2024, disponibilizou 40 bolsas, sendo 15 integrais (100%) e 25 parciais (80%) para o Curso de Formação em Engenharia de Dados, ministrado pela Growdev em parceria com a AREZZO&CO, um dos maiores grupos de moda e lifestyle do Brasil e detentora de marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman. Ao final do curso, que tem a duração de sete meses, a AREZZO&CO poderá acessar os estudantes formados pela Growdev para ingressarem na companhia.

Para obter a bolsa, Gustavo passou por critérios exigidos pela startup que incluíram, entre outros, ter o ensino médio completo ou estar cursando o último ano do ensino médio em escola técnica, com curso técnico na área de TI integrado ao ensino médio; residir nos municípios de abrangência da região; concluir o curso gratuito de SQL (linguagem de banco de dados) da Growdev e liberar a fase bônus, atingindo a nota 8; participar de entrevistas e testes de lógica online; ter disponibilidade para participar de aulas ao vivo nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30min, de workshops às sextas-feiras e, eventualmente, de eventos presenciais no ZZ HUB, em Campo Bom (RS).

Gustavo já está participando das aulas desde o dia 27 de março e já esteve em um evento presencial de integração da turma em Campo Bom (RS), no ZZ HUB, espaço mantido pela AREZZO&CO na sede da empresa, com projetos para incubação abertos à universidades e startups. “Soube do edital através de um e-mail encaminhado pelo coordenador do curso de Informática do Campus Rolante, professor Fábio Zschornack. Estou aproveitando muito essa oportunidade, cheguei a pensar que teria dificuldade, pois a maioria dos alunos está na faixa dos 30 anos. Como a primeira parte do curso está focada em Python (linguagem de programação) e eu estudei esse conteúdo por dois anos no IFRS, inclusive com o professor Fábio, isso está facilitando meu aprendizado”, conta Gustavo.

Com duração de sete (07) meses, totalizando cerca de 28 semanas, o curso de formação em Engenharia de Dados tem um custo de R$ 9.900,00, sendo coberto pela bolsa ofertada.

Gustavo conclui o Técnico em Informática no IFRS Campus Rolante no final deste ano e pretende seguir na área: “Já ingressei no curso porque gosto de Informática e pretendo fazer faculdade de Engenharia de Computação ou Ciências da Computação”, planeja.

Em 2023, Gustavo foi o terceiro classificado no edital interno de seleção de estudantes do IFRS para participação no Concurso de Redações Harvard Book Prize, uma iniciativa voluntária da Associação de Ex-alunos da Universidade de Harvard, Harvard Alumni Club of Brazil (HACB), onde o candidato deve redigir uma redação em inglês sobre um dos temas sugeridos no concurso.