Enem 2023 – Isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada de 17 a 28 de abril

No mesmo período, o participante poderá justificar ausência no Enem 2022. Edital com prazos e procedimentos foi publicado nesta segunda-feira, 27 de março

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, devem ficar atentos às datas. O período vai de 17 a 28 de abril de 2023, por meio da Página do Participante.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 27 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Edital nº 20/2023.

Para solicitar a isenção da taxa e/ou justificar a ausência na edição passada, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Pode solicitar a isenção:

– Quem esteja cursando a última série do ensino médio em 2023, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme a Lei n.º 12.799, de 2013;

– Quem declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Esteja atento

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no período de 05 a 16 de junho.

Justificativa – A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2023. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.

A nota do Enem é uma das formas de seleção de estudantes para ingresso em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e em cursos superiores de graduação do IFRS.

Confira o cronograma do Enem 2023

17 a 28/04 – Justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023

08/05 – Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção

08 a 12/05 – Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção