Enchente no RS – Confira informações e ações das unidades do IFRS no período de 06 a 10 de maio

Esteja atento a esta publicação e aos canais dos campi, pois podem ocorrer atualizações no decorrer da semana.

O governo do Rio Grande do Sul publicou, em edição extra neste domingo, 05 de maio de 2024, o Decreto 57.600, que reitera o estado de calamidade pública em decorrência das chuvas dos últimos dias. Devido aos riscos e prejuízos das enchentes, várias unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) alteraram o funcionamento. Confira, abaixo, informações sobre esta segunda semana de maio e esteja atento a esta publicação, bem como aos canais de comunicação dos campi, pois poderá haver atualizações.

Alvorada – atividades presenciais administrativas mantidas. O campus está recebendo doações. As entregas devem ser realizadas entre  9h e 17h, na portaria da unidade.

Bento Gonçalves – atividades presenciais suspensas até 10 de maio. O campus é também ponto de recebimento de doações (nesta segunda-feira, dia 06 de maio, as doações serão recebidas das 12h às 19h).

Canoas – atividades presenciais suspensas até 07 de maio. O campus está funcionando como ponto de abrigo para cerca de 500 pessoas. No Bloco A, há o recebimento de doações.

Caxias do Sul – atividades presenciais suspensas até 07 de maio.

Erechim – atividades presenciais administrativas mantidas.

Farroupilha – atividades presenciais suspensas até 07 de maio. O campus está recebendo donativos para a comunidade indígena Kaingang Pãnónh Mág.

Feliz – atividades presenciais suspensas até 10 de maio.

Ibirubá – atividades presenciais administrativas mantidas.

Osório – atividades presenciais suspensas até 07 de maio.

Porto Alegre – atividades presenciais suspensas até 10 de maio. O campus está sem energia elétrica, de forma que o site e todos os sistemas hospedados na unidade estão inoperantes.

Restinga – aguardando informações

Rio Grande – atividades presenciais administrativas mantidas. O campus é local para entrega de doações.

Rolante – atividades presenciais suspensas até 07 de maio.

Sertão – atividades presenciais administrativas mantidas.

Vacaria – atividades presenciais administrativas mantidas.

Veranópolis – atividades administrativas ocorrem de forma remota até 10 de maio. As aulas do ensino médio estão suspensas até 10 de maio. Os cursos superiores manterão as atividades letivas remotamente de 06 a 10 de maio.

Viamão – atividades presenciais suspensas até 08 de maio.

A Reitoria, localizada em Bento Gonçalves, funcionará remotamente até 10 de maio. O Escritório de Projetos do IFRS (Rua Corte Real, 142 – Bairro Petrópolis, Porto Alegre), estará recebendo doações, a partir de segunda-feira, dia 06 de maio, com início às 9h.

A situação no Estado

Os eventos meteorológicos, que devem prosseguir em maio, são classificados como desastres de nível três (danos e prejuízos elevados). As situações de risco têm provocado perda de vidas, danos materiais e ambientais e, também, a alteração da operação de diversas instituições. Leia também a Nota de Solidariedade do IFRS às Vítimas das Enchentes e conheça a campanha conjunta da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.