Componente curricular do Campus Rolante propõe atividades de experimento em Física

A experimentação é uma metodologia de ensino muito eficaz porque permite ao aluno visualizar, fazer relações entre grandezas, estabelecer e testar hipóteses, e principalmente, reformular conhecimentos. Mas como fazer experimentos no ensino remoto? Isso é possível? Sim, é possível usando simuladores ou aparatos físicos que permitem a execução de
experimentos.

Ciente disso, a professora de Física do Campus Rolante do IFRS, Ione Canabarro Araujo, propôs aos alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, na componente curricular de Física I, uma atividade (tarefa) que consiste na criação de um aparato experimental que permite a visualização do princípio de conservação da energia mecânica, assim como também, a propagação do calor por convecção, ou seja, a transferência de energia térmica que ocorre nos fluídos (gases, líquidos e vapores) devido a movimentação das partículas com densidades diferentes.

O objetivo da proposta é estimular a pesquisa e a construção do conhecimento por meio de atividades “mão na massa” (faça você mesmo) onde todo o processo de criação, de testagem, de ajustes importam para desenvolver habilidades e construir saberes. Um dos trabalhos apresentados como resposta a tarefa solicitada é da aluna Rafaela Thayane Eltz, conforme pode ser verificado no link.

O trabalho foi desenvolvido de forma individual, pois no período de pandemia é necessário manter o distanciamento social, e o resultado foi apresentado através de um vídeo gravado e enviado no Moodle ou por e-mail a professora para avaliação.