Início do conteúdo

Capacitação de agricultores para a aplicação e segurança nas atividades com defensivos agrícolas em conformidade com a NR-31


Um dos dispositivos legais a serem observados pelos trabalhadores e empregadores rurais é a Norma Regulamentadora 31 (NR 31), que visa garantir a redução de riscos a que são expostos os trabalhadores no setor agrícola. Dentre os capítulos que compõem a NR 31 está a que trata sobre a segurança no trabalho com agroquímicos, adjuvantes e produtos afins.

A norma classifica os trabalhadores em dois grupos: com exposição direta e com exposição indireta, sendo que os trabalhadores com exposição direta necessitam de uma capacitação adequada, com carga horária mínima de 20 horas sobre segurança na manipulação de agroquímicos. Diante desta necessidade, foi estabelecida uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (STAF) de Rolante e o IFRS Campus Rolante para realizar a capacitação deste público.

A primeira turma capacitada contou com a participação de 17 agricultores atendidos pelo STAF, tendo aulas teóricas e práticas durante os meses de fevereiro e março, sendo as aulas ministradas pelos professores Fernando Luis Hillebrand, Juliete Maria Frighetto e Medelin Marques da Silva.

Os agricultores interessados em ingressar nas novas turmas que serão ofertadas poderão entrar em contato com a técnica em agropecuária Ester Scheffler, do STAF, ou com o coordenador do curso pelo e-mail [email protected]

Fim do conteúdo