Campus Rolante vai ofertar novo curso superior no próximo processo seletivo

O Campus Rolante do IFRS vai ofertar 35 vagas no Processo Seletivo 2022 para o Curso Superior em Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas. O novo curso superior do campus será noturno e ofertado na modalidade presencial.

Com carga horária total de 2215 horas/relógio, o curso terá duração de seis semestres (três anos) e o egresso receberá o diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, podendo atuar junto ao desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas informatizados, dimensionando e realizando o levantamento de requisitos funcionais e não funcionais para a codificação do sistema computacional; Elaboração da arquitetura do sistema, através da escolha de boas ferramentas de desenvolvimento, especificando programas e codificando aplicativos; Administração e manutenção de infraestrutura de rede para suporte aos sistemas computacionais; Prestação de suporte técnico especializado, bem como a prestação de consultoria técnica; Treinamento, mentoria e coaching ao cliente; Gestão de projetos, envolvendo a elaboração de diagramas de modelagem e toda a documentação técnica do projeto como um todo; Definição, coordenação e elaboração de padrões técnicos para o desenvolvimento de projetos de software; Pesquisa de novas tecnologias e tendências de uso na área de Tecnologia da Informação.

Ressalta-se que estas tarefas poderão ser executadas em organizações de diferentes áreas de atuação, sejam públicas ou privadas, que façam uso das tecnologias de informação. Nesse contexto, pode-se citar algumas destas organizações, tais como: prestadoras de serviços, setor do comércio em geral, grandes redes varejistas e atacadistas, empresas industriais ou agroindustriais, laboratórios de pesquisa, instituições de ensino, empresas que atuam na área financeira, médica ou em qualquer outra área que possa ter a informática como meio ou atividade-fim.

Para a diretora geral do Campus Rolante do IFRS, professora Cláudia Dias Zettermann, a abertura do Curso Superior em Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas vai atender dois dos eixos de formação do campus. “Em 2022 daremos início ao curso superior de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas (ADS), cumprindo assim a verticalização do ensino entre o médio e técnico profissionalizante e a formação em nível superior, na área de tecnologia da informação. A verticalização do ensino é princípio fundamental do IFRS. Com a abertura deste curso, o Campus Rolante irá atender dois dos seus eixos de formação, o eixo de tecnologia da informação e o eixo de gestão. Nosso próximo passo, que consta em nosso plano de desenvolvimento institucional, será promover a verticalização para o eixo de recursos naturais, oportunizando dessa forma, a continuidade de formação em nível superior aos estudantes dos três eixos de formação que aqui são atendidos”, destaca.

Todos os cursos do IFRS são gratuitos. O Processo Seletivo do IFRS está com inscrições abertas até o dia 24 de outubro. Acesse ingresso.ifrs.edu.br/2022 e saiba tudo sobre o PS 2022.

Saiba mais

Denominação: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Forma de Oferta: Curso Superior de Tecnologia
Modalidade: Presencial