Campus Rolante tem projeto multidisciplinar aprovado: o EcoRolante

Horta do Campus Rolante.

O Campus Rolante teve  projeto aprovado no Edital IFRS Nº 15/2020 – Apoio a Projetos Indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão nos campi do IFRS. Esse Edital busca fomentar projetos indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão, que tenham como objetivo contribuir significativamente para o desenvolvimento e a disseminação de ações para a melhoria e o aperfeiçoamento dos Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais, nas áreas de abrangência dos campi do IFRS.

O projeto “Ecorolante- Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Campus Rolante”  é coordenado pela professora Adriana Regina Corrent.

A proposta visa a implantação e a gestão democrática do EcoRolante, envolvendo os municípios da área de atuação do Campus. Serão desenvolvidas ações articuladas de pesquisa, ensino e extensão conectadas aos processos produtivos locais. O foco será a transição agroecológica da produção, a valorização dos saberes tradicionais e a defesa do meio ambiente, bem como a pesquisa para a geração de tecnologias adequadas à realidade local.

A realização desta ação de ensino-pesquisa-extensão contribui para o desenvolvimento regional e a permanência das agricultoras e agricultores no campo, atendendo também a demanda da comunidade em ampliar o acesso e o desenvolvimento da produção orgânica, através de assessoria técnica e formações específicas como oficinas e dias de campo.

Pretende-se também ampliar o espaço físico destinado à implantação da horta orgânica, do horto de plantas bioativas, do meliponário e da Trilha Ecológica do Campus. O espaço servirá como sala de aula para os cursos técnicos e de extensão, bem como local de formação e compartilhamento de saberes entre estudantes, técnicos, agricultores e consumidores da agricultura orgânica ou em processo de transição agroecológica.

Também será realizado no espaço o levantamento da biodiversidade entomológica do Vale do Paranhana, fornecendo espécimes para a Coleção Didática do Campus. A proposta contempla atividades com amplas abordagens que visam fornecer dados e formação para a comunidade interna e externa, possibilitando que o Campus Rolante se torne referência nos temas citados.

Para o desenvolvimento das ações propostas serão estabelecidas parcerias com pesquisadoras, pesquisadores, extensionistas e professores com larga experiência nos temas Agroecologia e produção orgânica. A efetivação das parcerias ocorrerá através da troca de experiências e da realização de cursos, palestras e oficinas em conjunto. Além disso, o projeto também contempla a contratação de 3 estudantes bolsistas.

Assim, o  EcoRolante  irá auxiliar estudantes, agricultores e consumidores a conhecerem o processo de produção agroecológica de alimentos. Visando atender uma demanda da comunidade em acessar e desenvolver produtos que respeitem a saúde do corpo e do meio ambiente.

A proposta será desenvolvida pelos docentes do Campus Rolante: Adriana Regina Corrent, Gabriela Barroso, Jeferson Mateus Dariva, Josmael Corso e Taise Tatiana Quadros da Silva. Também contará com importantes parceiros externos de outras instituições: Dra. Andréia Hansen Oster (Embrapa),  Dr. André Luiz Gonçalves (IFC – Santa Rosa do Sul), Eng. Agro. Rosane Maria Renck (Emater), Eng. Agro. Gustavo Martins (ONG ANAMA), Eng. Agro. Laércio Meireles (Centro Ecológico) e Cláudio Fioreze (EcoViamão).