Campus Rolante representa o IFRS com projeto finalista na Mostratec 2023

Sofia, Gabriela, Mariana e Pedro representando o Campus Rolante na Mostratec

O trabalho de pesquisa intitulado Criação de um laminário para as práticas de ensino, orientado pela servidora Gabriela Sant’Anna (coordenadora de Extensão do Campus Rolante) e desenvolvido pelos estudantes Pedro Vieira Krummenauer e Mariana Herrmann, é um dos 12 projetos selecionados para representarem o IFRS na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento está ocorrendo em Novo Hamburgo (RS), entre os dias 24 e 26 de outubro de 2023.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) está pela primeira vez com um estande no evento. No espaço, o público teve a oportunidade de saber mais sobre a estrutura da instituição, cursos ofertados presencialmente e a distância, bem como visualizar alguns projetos desenvolvidos pelo IFRS. A estudante Sofia Muller David representou a Extensão do IFRS Campus Rolante no estande.

Estande do IFRS

A premiação do evento ocorre nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, no Teatro Feevale, com o anúncio dos projetos premiados após apresentação e avaliação durante a Mostratec.

Sobre o projeto de extensão ‘Criação de um laminário para as práticas de ensino’

Despertar o interesse dos estudantes sobre o mundo científico e, dessa forma, contribuir na formação do conhecimento e de seu posicionamento crítico sobre o mundo que o cerca são os objetivos do projeto de extensão do Campus Rolante Criação de um laminário para as práticas de ensino. A iniciativa trabalha o processo de aprendizagem de conteúdos de Biologia e áreas afins.

São utilizadas diversas lâminas retangulares de vidro com estruturas animais e vegetais para serem estudadas nas aulas do ensino fundamental e médio, visando proporcionar aos alunos o contato com o microscópio e a visualização de células e tecidos. São 70 lâminas de diferentes estruturas, com tecidos de borboletas, mosquitos, pulgas, abelhas, moscas, raiz de cebola, amido, caule de abóbora, entre outros. O projeto busca estimular no estudante o desejo pela busca de conhecimento e a capacidade de compreender o conteúdo.

Sobre a Mostratec

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia na qual são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento realizados por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio, incluindo a educação técnica profissionalizante.

Conta com exposição de projetos e eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET).

Saiba mais: