Campus Rolante realiza ação educativa que marca agenda de combate à LGBTQ+fobia

Uma ação educativa voltada ao Combate à LGBTQ+fobia foi realizada no Campus Rolante no dia 29 de maio de 2019. Convidados, estudantes e servidores participaram de uma roda de conversa sobre o tema, que teve a organização do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf).

A psicóloga da Coordenação de Assistência Estudantil e Pedagógica, Vanessa Limana Berni, abriu a atividade apresentando um panorama das políticas nacionais e institucionais relativas ao assunto, a posição legal no campo da psicologia, bem como as principais categorias (sexualidade humana, gênero, orientação sexual etc). Em seguida, o jornalista Cris Vargas abordou desde o histórico movimento de Stonewall (1968), que marca o ativismo LGBTQ+, até a história atual do movimento do Brasil, que se inicia ainda no período da Ditadura Militar e avança até o presente.

Para a professora de história do Campus Rolante Taíse Quadros da Silva, integrante do NAAf, é compreensível que o debate seja polêmico, mas é necessário que, como instituição de educação, se possa pautar debates sobre o tema. “Há muita polêmica, mas gerada por desinformação também”, afirma a professora.

Os estudantes que integram o NAAf participaram ativamente da organização e da condução do evento, fazendo perguntas e debatendo sobre o tema.

Saiba mais: a atividade ocorreu em alusão ao Dia 17 de Maio – reconhecida como a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retira a homossexualidade do quadro de distúrbios mentais.