Campus Rolante promove visita técnica ao maior parque de flores da América do Sul

Estudantes, técnicos administrativos e docentes do IFRS Campus Rolante realizaram uma visita técnica no início deste mês ao Matria Parque de Flores, localizado em São Francisco de Paula.

O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (3° e 4° anos), a oportunidade de conhecer os aspectos técnicos da implantação do maior parque de flores da América do Sul. A visita foi guiada pelo responsável técnico do Parque, o engenheiro agrônomo Maicon Possamai Velho. Na visita foram abordados temas como espécies de flores utilizadas, formas de adaptação das diferentes espécies e problemas fitossanitários relacionados as espécies cultivadas.

Coordenaram a visita as docentes Adriana Regina Corrent e Médelin Marques, com a participação dos professores Jesus Borges e Daniel Santana de Souza.

O parque possui 30 jardins que combinam espécies ornamentais, de sombra e também frutíferas como amoreiras, framboeseiras, pessegueiros e mirtileiros. Os jardins inspiram-se em plantas de diferentes características botânicas e na arte mundial.

Os diferentes jardins estão conectados por 8 km de caminhos e outros 4km de trilhas que exploram os Campos de Cima da Serra. Além das flores, o parque abriga um meliponário, onde quatro espécies de melíponas nativas ocorrem. Uma curiosidade é que o parque possui o segundo maior túnel de glicínias do mundo.