Campus Rolante promove 1ª Galinhada Campeira

A 1ª Galinhada Campeira do Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), faz parte do projeto prático na disciplina de Gestão Mercadológica do Curso Técnico em Comércio/Proeja.

O evento ocorrido no dia 29 de setembro de 2019, nos turnos da manhã e da tarde, no Parque do Rolantchê, contou com a participação de 200 pessoas para almoçar no local ou retirar para levar para casa. O produto ofertado no dia foi um buffet com galinhada campeira (galinha com arroz), acompanhado de saladas diversas e cuca, típica da região. Como sobremesa, uma fatia de torta foi servida para cada convidado.

Além dos 200 almoços, no dia foram vendidos chopp’s artesanais, refrigerante e água. Bandeirinhas foram comercializadas para o sorteio de brindes doados por patrocinadores da região. E o leilão de um bolo.

O evento contou com música ambiente e cerimonial para que não houvesse tumulto na hora dos convidados irem servir o seu almoço. Para evitar filas, por mesas, os convidados eram liberados a se servirem. Pensando nas crianças, um espaço kids foi montado, com casinha de bolinhas, cama elástica e passeio de cavalo com monitor acompanhando.

Como forma de avaliar o evento, os convidados foram requisitados a responderem uma pesquisa de satisfação. Dentre os 109 respondentes da pesquisa, 91 responderam que a galinhada e as saladas estavam ótimas, 17 disseram que estavam boas e apenas uma pessoa disse que estavam regulares. E, sobre o atendimento, 93 respondentes manifestaram que foi ótimo e 16 responderam que foi bom.

“No dia do evento todos os estudantes participaram e deram o seu melhor. O evento superou todas as expectativas, os discentes trabalharam como uma verdadeira empresa! As forças foram desenvolvidas muito bem e as fraquezas foram minimizadas. O trabalho do dia teve igualdade, responsabilidade e extrema organização”, comenta a professora Renata Oliveira Silva incentivadora do projeto.

Atualmente, os estudantes estão realizando o relatório final, com dados do antes e pós evento (compreendendo todos os dados relacionados ao evento, organização, execução, financeiro, etc., devido a necessidade de formalizar todos os processos realizados nesta primeira experiência

O dinheiro arrecadado neste primeiro projeto será destinado a benfeitorias no Campus.

Sobre o projeto:

No primeiro semestre de 2019 foi iniciado um projeto prático na disciplina de Gestão Mercadológica no curso Técnico em Comércio (Turma 2018/1) do Campus Rolante, com a professora Renata Oliveira da Silva.

Através de uma ferramenta de geração de ideias, que inclui o uso de post it para criar informações novas, os 13 estudantes chegaram na conclusão de que o produto que desenvolveriam seria um almoço, a 1ª Galinha Campeira do IF. Ou seja, uma experiência prática que a turma desempenharia através de uma mini-empresa que seguiria processos antes, durante e depois do evento.

Ao longo do primeiro semestre, os discentes se mobilizaram e se organizaram para as tarefas antecedentes fossem concretizadas até o evento (produção da decoração, levantamento de fornecedores e estoque, procura por um lugar que comportasse o evento pretendido, arrecadação de patrocínios e brindes, planejamento das atrações do dia, divulgação do almoço na comunidade e no IFRS, confecção e venda dos ingressos do evento, levantamento de custos, entre outras)

Ao longo dos processos a turma encontrou adversidades, visto que era o momento de praticar as teorias vivenciadas no curso. Dentre as situações mais desafiadoras para os futuros técnicos em Comércio, a venda de ingressos foi a que exigiu mais dedicação e atenção, comenta a professora. “Com a dedicação destes discentes, ao todo foram vendidos 222 ingressos de uma capacidade máxima de 228 – meta inicial do projeto”.

A turma que se forma em 2020 e pretende dar continuidade no projeto para arrecadar fundos para a futura formatura.