Campus Rolante é destaque de capa na edição comemorativa de 10 anos da Revista Viver

Foi lançada no dia 4 de novembro de 2022, a edição especial de aniversário de 10 anos da Revista Viver IFRS, publicação de extensão do Instituto. O lançamento ocorreu durante o 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, no Campus Bento Gonçalves.

A revista conta com dois volumes. O primeiro é comemorativo e valoriza servidores que se destacaram por saberes e fazeres extensionistas nos últimos cinco anos. São 28 relatos sobre a prática de extensão. Para esse material, foi montada uma comissão que analisou as ações de extensão do IFRS, seus impactos nas comunidades de abrangência, o envolvimento com os processos da Pró-reitoria de Extensão e a publicação de relatos de experiência na Revista Viver IFRS. A partir desses dados, foi possível eleger os Extensionistas Destaque de cada campus do IFRS, os quais foram convidados a escrever relatos contando sobre sua experiência e o significado de fazer extensão, segundo a pró-reitora de Extensão (Proex), Marlova Benedetti.

O segundo volume é composto por 20 relatos de experiência de ações vinculadas aos editais da Proex. Os textos têm como inspiração a extensão como prática de ensinar, aprender e transformar. Estão envolvidos 12 campi do IFRS e um do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Esta edição conta com uma novidade: a seção Política e Atualizações, nela serão publicadas as atualizações anuais das documentações da pró-reitoria.

Os dois volumes comemorativos aos 10 anos da Revista Viver podem ser conferidos no portal de periódicos.

Campus Rolante tem relato publicado no volume 01 desta edição

Os professores Adriana Regina Corrent e Jeferson Mateus Dariva, do IFRS Campus Rolante, publicaram artigo no volume 01 desta edição da Revista Viver sob o título “Extensão Agroecológica no IFRS Campus Rolante“. O artigo é destaque na capa da edição.

O relato busca sintetizar as ações de extensão agroecológica desenvolvidas no IFRS Campus Rolante de novembro de 2015 a dezembro de 2020, e coordenadas pelos dois docentes. O foco das atividades extensionistas foi a promoção e a divulgação da Agroecologia e da produção orgânica. Os projetos buscaram conectar agricultores e consumidores e promover a formação técnica em produção orgânica de alimentos.

Aproximar e inserir as comunidades locais nos processos de Ensino-Pesquisa-Extensão do IFRS Campus Rolante e proporcionar trocas entre as agricultoras e agricultores, estudantes e servidores do IFRS tem sido o grande resultado da realização destas ações. “Eu e o professor Jeferson trabalhamos na organização dos agricultores, divulgando as normas da produção orgânica em sala de aula e junto aos produtores, na organização de cursos FIC, experiências que exigiram bastante trabalho e dedicação, mas que sempre foram muito gratificantes e prazerosas. São experiências que foram muito construtivas, tanto para os estudantes do IFRS quanto para os agricultores da região”, destaca Adriana.

Imagens das feiras agroecológicas promovidas no IFRS Campus Rolante

Um pouco da história

O nome da revista foi escolhido durante o segundo Seminário Anual de Servidores do IFRS, realizado em abril de 2012. A primeira edição relatou atividades do evento, noticiadas pela equipe de comunicação do IFRS. Quando a revista completou cinco anos, ocorreu a modernização da identidade visual e ela passou de impressa a on-line. Em 2019, a seção de reportagem deu espaço para entrevistas. Em 2020 passaram a ser aceitas submissões dos demais institutos do estado e em 2021, submissões de ações indissociáveis.

Submissões abertas

Já está aberto o período de submissão de textos para edição nº 11, que será publicada em 2023. A submissão pode ser realizada diretamente no link no portal de periódicos.

Sobre a revista

A Revista Viver IFRS é vinculada à Pró-reitoria de Extensão e tem como objetivo a divulgação e o compartilhamento de vivências de extensão e de ações indissociáveis realizadas nos IFs do Estado. Destaca ações que propiciam o processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico com ênfase na produção, no desenvolvimento e na difusão de conhecimentos.

Em suas páginas, são publicados relatos inéditos de caráter teórico-prático sobre atividades realizadas em programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Podem submeter textos para publicação na Revista Viver IFRS servidores e, em especial, estudantes – bolsistas e voluntários que tenham interesse na prática da escrita científica na modalidade de relato de experiência do IFRS, IFSul e IFFar.

Confira todas as edições no site da Revista Viver.