Campus Rolante apresenta trabalho no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estará presente com nove trabalhos na 40ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro de 2022, em formato virtual, sediado pela Universidade Federal da Fronteira Sul  (UFFS).

Com o tema central O Estado da Arte da Extensão na Região Sul do Brasil, as atividades promoverão uma reflexão para as experiências e transformações da Extensão Universitária ao longo de sua trajetória, mantendo foco contemplativo para caminhos, desafios, possibilidades e estratégias a seguir. Acesse a programação disponível no sítio eletrônico.

O Campus Rolante teve aprovado o Projeto Contantes: a ação mediadora da leitura na comunidade. A proposta é proporcionar espaços de interlocução e de troca de experiências e vivências entre mediadores de leitura e estruturar ações e projetos de incentivo à leitura em salas de aula, bibliotecas (escolares, públicas, comunitárias), espaços comunitários como praças, associações de bairros, e também no ambiente virtual.

Confira os trabalhos do IFRS nesta edição do evento:

• Tópicos em Educação Antirracista: a extensão na sala de aula – Campus Alvorada
  • Nos seus olhos coloridos um grito de denúncia e resistência – Campus Canoas
  • Divulgando e incentivando o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) nas instituições de ensino do Rio Grande do Sul –  Campus Erechim
  • A poesia como ponte para adentrar nas subjetividades – Campus Feliz
  • STEM Geek 7th – Campus Osório
  • Um sistema educativo comunitário para a unidade de conservação Parque Natural Municipal Saint Hilaire em Viamão-RS: construção de uma ferramenta socioambiental digital – Campus Porto Alegre
  • Fortalecendo a cultura afro-brasileira por meio do Museu Afro-Brasil-Sul: estratégias para uma educação antirracista – Campus Rio Grande
  • Contantes: a ação mediadora da leitura na comunidade – Campus Rolante
  • Projeto de Extensão Peçonhentos e Venenosos: para além dos muros do IFRS – Campus Sertão

Saiba mais sobre o evento

Sobre o Seurs:

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) é o principal evento de extensão do sul do Brasil. Tem como objetivo promover o intercâmbio entre as instituições de ensino, estimular as discussões sobre os caminhos da extensão, fomentar a troca de experiências sobre as ações de extensão entre as instituições de ensino superior do sul do Brasil e a comunidade.

O evento é promovido anualmente pela Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (ForProex Sul). Em sistema de rodízio entre os estados da região, o seminário reúne trabalhos de, aproximadamente, 27 instituições públicas de ensino superior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A última edição do evento no estado, realizada no ano de 2021, aconteceu no formato virtual em parceria entre a UFSM e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que também tem sua reitoria na cidade de Santa Maria.