Campus promove cine debate no Espaço Cultural de Rolante dia 05 de dezembro

A Coordenadoria de Assistência Estudantil e Pedagógica (CAEP) – por meio do projeto de extensão Luz, Câmera e Análise – promove no dia 05 de dezembro, às 19h, no Espaço Cultural de Rolante o Cine Análise sobre o filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. A atividade marca o encerramento da segunda edição do projeto de extensão.

A obra escolhida é o filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, um longa nacional que conta a história de Leonardo, adolescente cego que deseja ser mais independente, mas precisa lidar com suas limitações e a superproteção da mãe. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos.

A proposta do Luz, Câmera e Análise é trabalhar com obras audiovisuais de forma que se possa pensar a realidade social a partir do que foi apresentado na obra e, neste ano, as ações do projeto foram realizadas com as temáticas dos núcleos de ações afirmativas do IFRS Campus Rolante. Foi feita uma ação com indicações de leitura, filmes e séries em conjunto com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) no mês junho, nas redes sociais. Nos meses de agosto e setembro, foram realizadas visitas em instituições parceiras, apresentando curtas metragens e discutindo a temática da inclusão das pessoas com deficiência, apoiados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). As visitas foram concluídas no mês de novembro, utilizando como referência o Dia da Consciência Negra para abrir o debate junto à temática do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

Haverá debate aberto ao público logo após a exibição do filme.