Campanha arrecada cestas básicas para famílias de alunos do Campus Rolante

Em uma ação conjunta, um grupo de alunos, pais e servidores do Campus Rolante do IFRS arrecadou cerca de R$ 3 mil por meio de uma campanha beneficente que teve como objetivo a compra de cestas básicas para famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o Comitê de Crise Local para acompanhamento e prevenção à Covid-19, do Campus Rolante, apoiador na organização da campanha, foram montadas 40 cestas básicas com alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

A campanha iniciou no dia 08 de abril e continua.”Formamos um grupo local inspirados no trabalho solidário efetuado pelo Campus Canoas do IFRS. Em meio à quarentena, entendemos que a situação atingiria diretamente as famílias de mais de 200 alunos do nosso campus também, o que motivou a ação solidária. Os alunos selecionados pertencem ao cadastro de assistência social do Campus Rolante”, explica o professor Ilisandro Pesente, Coordenador de Assistência Estudantil e Pedagógica (CAEP) do Campus Rolante e um dos coordenadores da ação solidária. De acordo com ele, a meta é manter a campanha até o dia 15 de maio. “Assim, será possível efetuarmos a compra de mais 80 a 100 cestas básicas, o que viabilizaria a manutenção dos alunos nesse período. Nesta última semana, só na nossa região ocorreram mais de 2 mil demissões, o que com certeza vai aumentar a necessidade das famílias”, afirma o professor.

O Comitê Gestor de Crise do Campus Rolante foi criado a partir da portaria, emitida pela Reitoria do IFRS, que suspendeu as atividades letivas devido à pandemia da COVID-19. Vinculado à Reitoria, o comitê vem organizando ações que contemplam e amparam a comunidade da região, como a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Também promovemos ações de apoio pedagógico que contribuam com o desenvolvimento dos estudantes e sua relação com o IFRS”, comenta a diretora-geral do Campus Rolante, professora Cláudia Dias Zettermann.

Segundo Cláudia, a proposta da ação solidária foi recebida pela Direção-Geral do campus de uma forma muito positiva. “Recebemos as doações e fazemos a entrega junto às famílias que se encontram em maior vulnerabilidade social. Sabemos que o Campus Rolante do IFRS está inserido em uma comunidade solidária, humana e de muita garra. Assim, mais uma vez firmamos nosso compromisso de, juntos, buscarmos soluções para os problemas que afligem nossa comunidade”, destaca.

Os interessados em colaborar com a ação solidária podem entrar em contato com o professor Ilisandro, pelo telefone (51) 99593-8249.