Atividade remota propõe lançamento de foguete para alunos do Campus Rolante

As atividades remotas no Campus Rolante seguem na perspectiva do ensino público, gratuito e de qualidade. Alunos do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio participaram de uma atividade do componente curricular de Física I, ministrada pela professora Dra. Ione Canabarro Araujo.

A proposta fundamenta-se em Metodologias Ativas, sob a perspectiva apresentada por Barilli (2020, p.256) na qual “metodologias que se digam “ativas” trazem como elemento de fundo, o convite à criação de uma ambiência ativa de aprendizagem que possibilite a expressão humana, escuta, busca e a interação que promovem a descoberta e, sobretudo, a superação de modelos tradicionais de ensino”.

Para executar a atividade os alunos pesquisaram, criaram e fizeram o lançamento de um foguete, sob orientação da professora Ione. O lançamento foi gravado em vídeo e enviado para avaliação. Um desses vídeos é da aluna Kauane Leuck da Rosa.

A aluna conta que ela e os colegas gostaram da atividade, ao ver o foguete tomando forma. “Acho que esse tipo de atividade é muito interessante, pois exige uma atenção maior do aluno e faz com que ele se envolva mais com o projeto. Nesse momento que estamos vivendo, ter atividades diferentes e divertidas assim é algo muito bom, pois nos faz sair da monotonia de todos os dias”, explica Kauane.

O vídeo de Kauane pode ser visualizado aqui. “Adorei o intuito da atividade e gostaria sim que os outros professores também criassem atividades deste modelo”, destaca a aluna.