Alunos do curso Técnico Agropecuária do IFRS – Campus Rolante participam da 20ª Expodireto Cotrijal

Com o objetivo de ver novas tecnologias, buscar informações e atualização de conhecimento, os alunos do Técnico Agropecuária Integrado e Subsequente do IFRS – Rolante participaram, no último dia 13, de uma viagem técnica à 20ª edição Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque. A Expodireto, que acontece anualmente, é considerada uma das mais importantes feiras do agronegócio, ocupando uma área equivalente a 98 hectares, teve a participação de representantes de mais de 70 países.
Nos cinco dias de evento, mais de 268 mil visitantes passaram pelo local, considerando o bom momento do agronegócio e projeção de uma colheita histórica de grãos no Rio Grande do Sul.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Izelmar Todero, Fernando Luis Hillebrand e pelo técnico agrícola Douglas Vicente Alchieri. Os alunos puderam ver de perto as novas tecnologias e os diferentes setores do agronegócio, dentre eles, solos agrícolas, produção vegetal, máquinas agrícolas, produtos fitossanitários, irrigação, topografia, pós-colheita de grãos e sementes, produção e manejo de pastagens. Eles também tiveram a oportunidade de visitar os estandes de empresas de sementes, agroquímicos, máquinas, equipamentos agrícolas, assim como o pavilhão da agricultura familiar e participar de palestras referentes a melhoramento genético.
Segundo os alunos, o momento foi muito proveitoso, pois puderam se atualizar quanto às novidades do setor, além de ser uma excelente oportunidade de manter contato com as principais empresas do ramo agrícola. Conforme o professor Izelmar Todero, que acompanhou os alunos, “o sucesso da visita técnica está na importância em aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de ser importante para a formação dos alunos”, o professor também ressalta a importância de conhecer as várias áreas de atuação do profissional técnico agropecuária e as novas tecnologias disponíveis para a agricultura, contribuindo, desta forma, para a viabilização da sustentabilidade da atividade no campo e melhoria da qualidade de vida.

Texto: Prof. Izelmar Todero