Aluna do Campus Rolante tem artigo aceito no XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)

A estudante Joana Yasmin Finger Diedrich, aluna do 3º ano de Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Rolante do IFRS, teve a proposta de trabalho intitulada “As ações afirmativas como eixo de uma proposta indissociável: uma experiência na educação básica” aprovada para apresentação de trabalhos na Seção Temática (ST) “ST 50: Práxis de uma educação antirracista” do XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) – XI COPENE.

O artigo, sob orientação do professor Dr. Luciano Corsino, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – NEABI/IFRS e líder do GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude), foi ACEITO pelo Comitê Científico do evento, para compor o programa oficial dentro da programação do XI COPENE/2020-21.

O COPENE é um dos maiores congressos nacionais sobre a temática da educação étnico racial, reunindo os maiores nomes da pesquisa na área. Em 2021, o COPENE será realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período de 23 a 26 de maio.

De acordo com Joana, o interesse pelo tema surgiu em 2018, com o projeto “É IFRS que você quer @”. “Achei a proposta muito interessante, e como eu não sabia muito sobre o tema, vi ali uma chance de aprender e retirar um conhecimento importante. Depois disso eu fui me apaixonando pela temática e, em 2019, resolvi me dedicar a esse campo de estudo das ações afirmativas”, explica a aluna.

Resumo do artigo

O trabalho comunica relato de experiência de uma estudante de ensino médio integrado ao curso técnico de informática em atividade desenvolvida no âmbito de dois projetos realizados no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS campus Rolante. Trata-se de um projeto de extensão e um projeto de pesquisa, ambos tiveram como eixo central as políticas de ações afirmativas e foram financiados por edital de fomento interno da instituição. Como referencial teórico, foram considerados os estudos antirracistas, com foco nos trabalhos voltados às políticas de ações afirmativas na educação, como a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em todo o currículo nacional e a lei 12.711/12, que prevê a política de cotas para as instituições de ensino da rede federal. O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória de construção de um trabalho indissociável nos dois projetos, de modo a identificar os principais avanços, dificuldades e necessidades para sua continuidade, tendo em vista que são projetos com previsão de continuidade e sua reformulação depende de um processo de reflexão crítica sobre seu desenvolvimento. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma reflexão crítica sobre os principais registros realizados pelos(as) bolsistas dos projetos, como os relatórios finais e anotações durante reuniões e discussões de textos com o/a orientador/a e nas reuniões do Núcleo de Ações Afirmativas do campus. A memória e as fotografias também foram importantes instrumentos para o processo de reflexão sobre o trabalho pedagógico e científico desenvolvido.