Início do conteúdo

Abertas inscrições para o I Seminário ProfEPT IFRS


Será realizado no dia 12 de novembro de 2020, de modo virtual, o I Seminário ProfEPT IFRS, promovido pelo curso de Mestrado Profissional em  Educação Profissional e Tecnológica do IFRS. O evento pretende dialogar com a sociedade e está com inscrições abertas para 75 vagas destinadas a qualquer cidadão que se interesse pelas temáticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, em especial, aos envolvidos com o ensino de EPT.

Além da comunidade em geral, espera-se reunir professores, discentes e egressos do Mestrado ProfEPT do IFRS. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/GhkQgcNmtL46Sdgq8, até dia 11 de novembro. Os inscritos receberão o link para acesso ao evento através do e-mail cadastrado na inscrição.

O Seminário ProfEPT IFRS tem como objetivo discutir temáticas pertinentes à Educação Profissional e Tecnológica, articulando ensino, pesquisa e extensão. Será um espaço de trocas de saberes, oportunizando o diálogo com a sociedade, a fim de qualificar os processos de ensino de EPT. Esse espaço almeja ampliar a articulação com as demais redes de ensino públicas, que atuam na formação profissional. O evento pretende ainda aprofundar os tópicos desenvolvidos junto às linhas de pesquisa do Mestrado ProfEPT: Práticas educativas em EPT e Organização e memórias de espaços pedagógicos na EPT, e refletir a partir de contribuições trazidas por especialistas da área, convidados a dialogar junto ao grupo.

Tais debates visam ainda contribuir com as investigações em desenvolvimento nos grupos do IFRS, que investigam suas práticas e buscam trazer novos sentidos para as ações vinculadas às memórias e práticas na EPT. Para a viabilização desse evento em meio às restrições de encontros presenciais, o Seminário oportunizará a realização de palestras, integração, colaboração e trocas de saberes, por meio de plataforma on-line. Em especial, será utilizado o sistema de Webconferência RNP como ambiente de realização do evento. Pretende-se que as vivências oportunizadas aos participantes deste evento reverberem no fortalecimento da EPT nas redes públicas de ensino.

A comissão organizadora do evento é formada pelos docentes Aline Nichele, Sérgio Viana, Maria Augusta Matiarena de Oliveira, Clarice Monteiro Escott e Andréia Zucolotto.

Confira a programação do dia 12 de novembro:

Manhã:

9h – 9h30: Mesa de abertura do evento

9h30 – 11h30: Palestra de abertura com professora Dra. Lucília Regina de Souza Machado

11h30 – 12h30: Abertura da I Mostra Virtual de Produtos Educacionais do Mestrado ProfEPT IFRS

Tarde:

13h30 – 17h30: Painel sobre Educação Profissional e Tecnológica, abordando as seguintes temáticas:

Processos de elaboração de Produto Educacionais no Mestrado Profissional – Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Ensino/CAPES)

Ensino Médio Integrado e os processos de indissociabilidade e verticalização, e a integração dos componentes curriculares do núcleo de base comum e do núcleo profissional – Prof. Dr. Reginaldo Plácido (IFC)

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT – Prof. Dr. Admilson Prates (IFNMG):

17h30 – Encerramento do evento

Fim do conteúdo