Aberta seleção para estudantes de ensino médio integrado para intercâmbio no Japão

Está aberto, até 31 de julho, o processo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para seleção de estudantes de ensino médio integrado para participar do programa de intercâmbio de sete dias no Japão, Sakura Science High School Program. O programa prevê visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes. O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022.

Dentre os requisitos para participar da seleção, o estudante precisa ter idade mínima de 16 anos, apresentar o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) do Histórico Escolar e certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B2 (caso o estudante não tenha certificado internacional, poderá apresentar declaração de professor de inglês da Rede Federal atestando a proficiência).

Serão selecionados três estudantes, sendo um por instituição, que serão acompanhados por dois servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A agência de Ciência e Tecnologia do Japão providenciará para os estudantes: bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos); acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio; seguro-viagem; e visto japonês. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica providenciará bilhetes aéreos para os trechos nacionais (da cidade de origem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e vice-versa); e emissão do passaporte.

Informações completas podem ser conferidas no Edital CONIF/AI 14, de 13 de julho de 2022