Aberta a seleção de participantes para o IV Desafio Criativo do IFRS

Primeira edição do desafio criativo ocorreu em 2018

Que tal viver uma imersão que desafia seus conhecimentos adquiridos no IFRS? Isso em uma atividade que terá duração de três dias e será realizada juntamente com colegas dos demais campi da instituição.

Interessados em participar da quarta edição do Desafio Criativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem se inscrever até o dia 16 de outubro de 2023 para a seleção que vai escolher dois estudantes de cada um dos 17 campi da instituição.

O Desafio Criativo será realizado de 21 a 23 de novembro de 2023, no IFRS Campus Bento Gonçalves. Trata-se de uma atividade experiencial em que os estudantes serão provocados a aplicar os conhecimentos adquiridos visando à resolução de um problema real relacionado ao tema “eficiência energética”. O evento destina-se a estudantes dos cursos técnicos e superiores de graduação e tem como foco promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os desafios deverão ser construídos buscando apresentar uma inter-relação de temáticas de diferentes áreas de conhecimento, promovendo o trabalho interdisciplinar.

Os estudantes serão organizados em cinco equipes definidas pela comissão organizadora, levando em consideração os diferentes cursos do Instituto. Durante o evento cada equipe terá à disposição computadores com acesso à internet e materiais para a resolução dos desafios.

O deslocamento dos estudantes e servidores do IFRS que participarão do Desafio Criativo será de responsabilidade de cada campus. O valor do auxílio financeiro, tanto para estudantes quanto servidores, será de até R$ 130,00 por uma diária, de até R$ 260,00 por duas diárias e de até R$ 390,00 por três diárias, destinado ao custeio da hospedagem. O almoço e o jantar serão realizados no refeitório do Campus Bento Gonçalves.

Inscrições

Para realizar a inscrição o estudante deverá preencher o formulário eletrônico disponível no Edital conjunto 01/2023 utilizando seu e-mail pessoal, momento no qual deve submeter um vídeo de até um minuto destacando as razões que o motivaram a se inscrever no evento. A seleção será realizada nos campi, sob responsabilidade das Coordenações/Direções de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Cada campus deve indicar um servidor para acompanhá-los.

Mais informações no edital.

Confira no vídeo abaixo um pouco de como foi a primeira edição do Desafio Criativo do IFRS: