Reportagem sobre projeto do IFRS Campus Farroupilha vence Prêmio Conif de Jornalismo

Mais uma vez, uma matéria jornalística sobre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) venceu uma categoria do Prêmio Conif de Jornalismo. A reportagem “Educação que inspira“, do jornalista Guilherme Jancowski de Avila Justino, da GaúchaZH, foi a vencedora da categoria “Impresso” desta segunda edição da premiação. Os vencedores foram divulgados nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2020, durante reunião do Pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.

A matéria de Guilherme fala sobre o projeto que incentiva meninas de escolas públicas da Serra gaúcha a desenvolverem atividades de engenharia e computação, aproximando as estudantes das ciências exatas. A atividade é coordenada pela professora Tânia Bertholdo no Campus Farroupilha. A reportagem faz parte da série RS que Inspira da Gaúcha ZH, que divulgou ainda outras iniciativas de destaque do IFRS.

Na primeira edição do Prêmio Conif de Jornalismo, em 2018, a reportagem “Abelhas do Bem”, do jornalista Felipe Machado, da Rádio Difusora 890, venceu a categoria Rádio da premiação. A matéria abordou o projeto de mesmo nome desenvolvido no Campus Bento Gonçalves do IFRS. (leia mais)

Sobre o Prêmio

O Prêmio Conif tem o objetivo de incentivar a produção de conteúdo com temas que envolvam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao todo, 78 reportagens foram finalistas da segunda. Como os ganhadores são de diferentes Estados, o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, entregou os troféus e os certificados aos reitores dos Institutos Federais das respectivas localidades dos jornalistas vencedores, para serem posteriormente repassados.

A Comissão Julgadora da segunda edição contou com a participação das servidoras do Instituto Federal de Brasília (IFB),  Anny Rochelly Vieira Santos; e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Maria José Braga; e de três convidados externos: Clarissa Paes de Barros, do Ministério da Educação (MEC); Juliana Miura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Marcos Urupá, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Conheça os vencedores

Categoria impresso:

Reportagem: “Educação que inspira”

– Veículo: GaúchaZH, Porto Alegre (RS)

– Autor: Guilherme Jancowski de Avila Justino

Categoria internet:

Reportagem: “Educação Técnica Empreendedora: caminho promissor”

– Veículo: IdeiaPositiva ON-LINE.COM, João Pessoa (PB)

– Autor: Richelle Bezerra da Silva

Categoria rádio:

Reportagem: “Além da sala de aula”

– Veículo: Rádio Peperi, São Miguel do Oeste (SC)