Educação | Nova obra do projeto Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas está publicada

Está no ar, o novo livro do projeto Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas, do IFRS – Campus Farroupilha. Organizado pela professora Samantha Dias de Lima, a publicação intitula-se “Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (ano 2): articulando saberes LABPED e ESCOLA na formação de professores”.

A publicação é online e pode ser conferida aqui

A obra, que conta com fomento do IFRS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), é composta por vinte e oito textos escritos por professores e discentes da área de Educação. As temáticas permeiam por áreas como: o brincar e o lúdico para as crianças e na formação de professores; brinquedoteca universitária; educação 4.0; educação e tecnologias; educação antirracista; estudos decoloniais; educação e literatura e educação inclusiva. Entre os autores, estão estudantes e docentes do IFRS, Ufrgs, Unisinos e docentes de redes municipais.

A nova publicação retrata o que defende Samantha, na apresentação da obra: “as experiências educativas se dão nos/pelos encontros entre os sujeitos e os saberes que perpassam todos os seus sentidos. Ao evocarmos a “articulação dos saberes”, estamos justamente potencializando aquilo que é defendido e promovido por meio do laboratório pedagógico, que é justamente encadear, ligar, unir, associar, juntar e vincular os saberes mobilizados pelas experiências, pelos participantes — equipe do Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (LABPED) — e as escolas, na figura de professores e alunos.”

Sobre o LABPED

O laboratório é um projeto indissociável (que une o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão) promovido pelo Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Básica e que promove encontros e articula saberes que contribuem na formação inicial e/ou continuada dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha, de acadêmicos das demais licenciaturas do IFRS, de professores das redes de ensino e demais interessados na Educação, em destaque na Educação Básica. “O laboratório tem sido reconhecido como um espaço formativo potente e significativo para o desenvolvimento e para o compartilhamento de diferentes experiências educativas, onde o conhecimento é produzido horizontalmente entre todos que participam das experiências propostas e/ou fomentadas”, ressalta a professora.

Publicações

O Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Básica do curso de Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha já tem na bagagem outras três publicações. Confira:

Confira a nova obra do projeto:

Conta com textos de:

Professores do Campus Farroupilha: Daniela de Campus, Murillo Azevedo, Jônatas Alcalay, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa, Caroline de Morais.

Estudantes e participantes do curso de extensão Labped:  Carolina Vilasboas de Lima, Daniele Zamboni, Vinícius dos Santos vieira, Carolina Vitória Rosanelli, Gabriel Lovato Vianna, Luiz Henrique Eymael Heinech, Marina Alves Cavinato, Rafael Crippa, Camila bortolotto, Ana Júlia Júlia Schaparini Dillmann, Geciele Emília Walke.