XIV Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul e publicação dos Anais do evento

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2024, ocorreu a XIV edição da Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul. No dia 24, o evento contou com duas palestras com temáticas relacionadas à vida acadêmica dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. No dia 25, as palestras trataram de um problema de geometria que pode ser resolvido a partir de diversas técnicas matemáticas e da temática da análise textual discursiva a partir do olhar de diversos autores que são referências nesse tópico. A Semana Acadêmica contou, ainda, com quatro oficinas conduzidas por discentes do Campus. O evento, coordenado pelo Prof. Dr. Lucas Pinto Dutra, reforçou a importância de espaços de discussão e interação entre a comunidade acadêmica do IFRS e a comunidade externa, dando visibilidade a projetos desenvolvidos na instituição e oportunizando reflexões importantes relativas a assuntos atuais.

No dia 17 de outubro foram publicados os Anais do evento. Confira os trabalhos no Portal de Eventos do IFRS (procurar pela edição “Anais da Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, v. 8, out. 2024”).

Confira a galeria de fotos!

24/09/2024

Palestra 1 – Além das fronteiras: do IF ao doutorado nos Estados Unidos – Dr. Gustavo Alcides Lorensi (UFRGS).

Palestra 2 – Desafios e conquistas: a jornada das mulheres na docência matemática – Daniela Corte Real (IFRS, Campus Caxias do Sul).

25/09/2024

Palestra 1 – O problema dos mapas e o Teorema do Ponto Fixo – Prof. Dr. Diego Eduardo Lieban (IFRS, Campus Bento Gonçalves), Prof. Dr. Nicolau Diehl (IFRS, Campus Canoas).

Palestra 2 – Análise textual discursiva presente nas metodologias de pesquisas qualitativas: pressupostos – Marlúbia Corrêa de Paula (IFRS, Campus Caxias do Sul).

Oficina 1 – Descomplicando os jogos didáticos de matemática: desenvolvimento prático com Unity – Estudantes do Ensino Médio Técnico Kauã Eduardo Wagner Ecker e Luz Santini Reinheimer, Profa. Dra. Kelen Berra de Mello, Prof. Dr. Alfredo Costa – IFRS, Campus Caxias do Sul.

26/09/2024

Oficina 1 – Animações Matemáticas com Python: Uma breve introdução a biblioteca Manim – Acadêmicos Lenin Osowski Cordeiro de Castilhos, Amanda Soares Ceriotti e Vinicius Webber de Oliveira, Prof. Dr. Lucas Pinto Dutra, Prof. Dr. Érick Scopel, Profa. Dra. Kelen Berra de Mello, Prof. Dr. César Bublitz – IFRS, Campus Caxias do Sul.

Oficina 2 – Simetria em código: oficina de programação com mandalas – Acadêmicas Fernanda Fogolari Bellaver e Andrieli Klein Diel, Profa. Dra. Kelen Berra de Mello, Profa. Dra. Marlúbia Corrêa de Paula – IFRS, Campus Caxias do Sul.

Oficina 3 – A Matemática dos Nós: Construções – Acadêmicos Leonardo Kuiava e Pedro Luiz Adames, Profa. Dra. Kelen Berra de Mello, Profa. Dra. Marlúbia Corrêa de Paula – IFRS, Campus Caxias do Sul.

Texto: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis e Katia Arcaro.