Estudante do Campus Caxias do Sul conquista a melhor posição do RS no teste de seleção para participação na Olimpíada de Matemática do Cone Sul

A Olimpíada de Matemática do Cone Sul é uma competição internacional da qual participam os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de quatro estudantes que não tenham feito 16 anos em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da Olimpíada.

No Brasil, a seleção dos quatro alunos é organizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) incluindo os 300 melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de cada ano, alguns participantes de olimpíadas regionais, e premiados da própria Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) no ano imediatamente inferior. Esses estudantes são convidados a participar da OBM, constituída de duas provas de 4 horas e meia, com três problemas em cada dia, e três níveis conforme a série escolar. Cerca de 180 participantes premiados, com até 16 anos, realizaram três testes de seleção, cada um com 4 horas e meia de duração e quatro problemas. Esses testes envolvem diversos assuntos de matemática olímpica relacionados à geometria, à aritmética, à análise combinatória e à álgebra, contemplando recursos de lógica e métodos teóricos.

No dia 16 de maio de 2024, foi divulgada, entre os participantes, a lista com os 20 melhores colocados na prova. Daniel Cechin Pessôa, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Fabricação Mecânica do IFRS, Campus Caxias do Sul, conquistou o 16º lugar, atingindo a melhor pontuação do RS. Os quatro estudantes selecionados para a próxima Olimpíada de Matemática do Cone Sul são dos estados de São Paulo e Ceará. Daniel afirma que, apesar de não integrar a equipe que representará o Brasil na Olimpíada, “esse resultado não é a posse, mas a aquisição. Fruto não do conhecimento, mas da aprendizagem contínua e do esforço de cada dia. Com muito esforço e bons princípios, é possível alcançar grandes resultados”.

Texto: Daniel Cechin Pessôa e Greice da Silva Lorenzzetti Andreis.