Início do conteúdo

Cancelamento de Matrícula


Definição

Entende-se por cancelamento da matrícula o ato pelo qual o estudante é desvinculado da Instituição, por meio de solicitação formal, a qualquer tempo, ou automaticamente (Art. 101 da Organização Didática do IFRS)

A partir do cancelamento da matrícula, o estudante perderá o vínculo com o curso e com a Instituição, vedando-se o direito da sua condição de estudante regular (Art. 129 da Organização Didática do IFRS)


Documentação necessária (EMITIR DOCUMENTOS EM PDF):

 

→ Para estudantes MENORES de Idade:

 

-Atestado de Vaga ou de Matrícula expedido pela Instituição de Ensino de DESTINO;

– Documento de Identidade do Responsável Legal.

– Declaração de “Nada Consta da Biblioteca, emitida pelo estudante no Pergamum, seguindo o fluxo DESTE LINK

-Declaração de “Nada Consta da Assistência Estudantil, emitido pelo setor, seguindo o fluxo DESTE LINK

Formulário (Menor de 18 anos) preenchido e assinado DIGITALMENTE pelo responsável legal;

 

→ Para estudantes MAIORES de Idade:

 

– Declaração de “Nada Consta da Biblioteca, emitida pelo estudante no Pergamum, seguindo o fluxo DESTE LINK

-Declaração de “Nada Constada Assistência Estudantil, emitido pelo setor, seguindo o fluxo DESTE LINK

– Documento de Identidade do solicitante.

Formulário (Maior de 18 anos) preenchido e assinado pelo estudante;

 

 

Fluxo do processo

Passo Setor Procedimento
1 Estudante/Responsável Legal  Emite a declaração de “Nada Consta” da Biblioteca, seguindo o fluxo acima;

– Solicita à Coordenadoria de Assistência Estudantil o “Nada Consta”, seguindo o fluxo acima;

– Preenche formulário pertinente a sua idade (links acima) e anexa documentos descritos;

– Recebe no e-mail a solicitação para assinar digitalmente, seguindo o tutorial NESTE LINK

– Estando assinado digitalmente pelo GOV.BR, encaminha o formulário à CRA através do e-mail [email protected]

2 CRA – Recebe e confere documentação.

-Se a solicitação estiver preenchida e assinada corretamente, efetua o desligamento no sistema acadêmico, comunica ao Departamento de Ensino, à TI, ao responsável pelo SISTEC, ao responsável pelos estágios, arquiva o processo na pasta individual do estudante e o transfere para o passivo físico ou digital.

– Se a solicitação não estiver preenchida corretamente, emite e-mail ao solicitante, informando da não conformidade e instruindo a correção da solicitação.

Tutorial de Assinatura Digital via Gov.Br

ACESSE AQUI

Legislação Aplicável

Organização Didática

Última atualização em 25/09/2024

Fim do conteúdo