Cancelamento de Matrícula
Definição
Entende-se por cancelamento da matrícula o ato pelo qual o estudante é desvinculado da Instituição, por meio de solicitação formal, a qualquer tempo, ou automaticamente (Art. 101 da Organização Didática do IFRS)
A partir do cancelamento da matrícula, o estudante perderá o vínculo com o curso e com a Instituição, vedando-se o direito da sua condição de estudante regular (Art. 129 da Organização Didática do IFRS)
Documentação necessária (EMITIR DOCUMENTOS EM PDF):
→ Para estudantes MENORES de Idade:
-Atestado de Vaga ou de Matrícula expedido pela Instituição de Ensino de DESTINO;
– Documento de Identidade do Responsável Legal.
– Declaração de “Nada Consta“ da Biblioteca, emitida pelo estudante no Pergamum, seguindo o fluxo DESTE LINK
-Declaração de “Nada Consta“ da Assistência Estudantil, emitido pelo setor, seguindo o fluxo DESTE LINK
–Formulário (Menor de 18 anos) preenchido e assinado DIGITALMENTE pelo responsável legal;
→ Para estudantes MAIORES de Idade:
– Declaração de “Nada Consta“ da Biblioteca, emitida pelo estudante no Pergamum, seguindo o fluxo DESTE LINK
-Declaração de “Nada Consta” da Assistência Estudantil, emitido pelo setor, seguindo o fluxo DESTE LINK
– Documento de Identidade do solicitante.
– Formulário (Maior de 18 anos) preenchido e assinado pelo estudante;
Fluxo do processo
Passo | Setor | Procedimento |
1 | Estudante/Responsável Legal | Emite a declaração de “Nada Consta” da Biblioteca, seguindo o fluxo acima;
– Solicita à Coordenadoria de Assistência Estudantil o “Nada Consta”, seguindo o fluxo acima; – Preenche formulário pertinente a sua idade (links acima) e anexa documentos descritos; – Recebe no e-mail a solicitação para assinar digitalmente, seguindo o tutorial NESTE LINK – Estando assinado digitalmente pelo GOV.BR, encaminha o formulário à CRA através do e-mail [email protected] |
2 | CRA | – Recebe e confere documentação.
-Se a solicitação estiver preenchida e assinada corretamente, efetua o desligamento no sistema acadêmico, comunica ao Departamento de Ensino, à TI, ao responsável pelo SISTEC, ao responsável pelos estágios, arquiva o processo na pasta individual do estudante e o transfere para o passivo físico ou digital. – Se a solicitação não estiver preenchida corretamente, emite e-mail ao solicitante, informando da não conformidade e instruindo a correção da solicitação. |
Tutorial de Assinatura Digital via Gov.Br
ACESSE AQUI