Apresentação
Descrição do curso
O curso oportuniza a formação de professores de Matemática para a Educação Básica capazes de compreender e transformar a realidade a partir de princípios de cidadania, democracia e ética.
Áreas de atuação
O curso de Licenciatura em Matemática proporciona aos seus egressos exercerem a docência em instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Médio Integrado, bem como permite a progressão dos estudos no nível de pós-graduação.
Objetivos
● Capacitar os licenciados para atuar em Matemática na Educação Básica de escolas municipais, estaduais e privadas, desenvolvendo atitudes que integrem os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos.
● Formar professores da Educação Básica preparados para responder positivamente às demandas educacionais da sociedade;
● Garantir ao egresso o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão docente;
● Proporcionar uma formação que abranja ainda, os seguintes aspectos:
- a concepção de uma visão de seu papel social de educador, com capacidade de se inserir em diversas realidades e sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- a compreensão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- o entendimento de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, além da criação da consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, presentes no ensino e na aprendizagem da disciplina.
Perfil do Curso
O curso de Licenciatura em Matemática tem a função habilitar profissionais de forma crítica, autônoma e criativa, para exercer suas funções docentes com coerência e capacidade técnica, didática e pedagógica, no sentido de modificar, melhorar, acrescentar e contribuir nos espaços educativos nos quais estão inseridos, com o intuito de buscar a construção de um ambiente educativo de qualidade social que vise a transformação desta sociedade desigual para uma sociedade justa e mais solidária.
Perfil do Egresso
O licenciado deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral, pedagógica e matemática com domínio técnico-científico dos estudos relacionados com a formação específica, peculiares ao curso. O egresso deve perceber-se e situar-se como sujeito histórico e político e desenvolver uma ação pedagógica que articule e promova os valores que fundamentam a vida democrática. Nesse sentido, deve desenvolver o pensamento crítico para compreender a realidade e nela intervir positivamente, utilizando práticas educativas que observem a diversidade social, cultural e intelectual dos alunos e contribuam para a justificação e aprimoramento do papel social da escola, assim como para formação e consolidação da cidadania.
O perfil desejado do egresso do curso é aquele em que ele apresente:
● capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
● capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
● capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
● capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
● habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema do cotidiano do aluno;
● capacidade de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
E que seja capaz de:
● Compreender os processos de ensino e de aprendizagem, elaborar os saberes e as atividades de ensino, sempre considerando a realidade social, os objetivos da escola básica, o cotidiano escolar e as experiências dos alunos.
● Participar de programas de formação continuada;
● Realizar estudos de pós-graduação;
● Trabalhar na interface da matemática com outros campos de saber.
● Possuir habilidades metodológicas de modo a poder escolher conteúdos matemáticos e procedimentos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem significativa da matemática;
● Utilizar as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem;
● Construir uma postura contínua de estudo, reflexão e análise de sua própria prática docente.
Docentes
As informações relacionadas à formação, titulação e regime de trabalho dos professores do curso estão disponibilizadas na lista de professores do campus.
Licenciatura em Matemática em outros campi do IFRS
A Licenciatura em Matemática presencial também é oferecida nos seguintes campi do IFRS:
● Campus Canoas (conheça a proposta aqui)
● Campus Bento Gonçalves (conheça a proposta aqui)
● Campus Ibirubá (conheça a proposta aqui)
● Campus Osório (conheça a proposta aqui)