Licenciatura em Matemática
- Coordenação do curso: Prof. Dr. César Bublitz
- Contato: [email protected]
- Horário de atendimento presencial: Sem atendimento presencial até 08/02/2025 (férias do coordenador). Encaminhe suas dúvidas por e-mail
- Requisito: Ensino médio completo
- Modalidade: Presencial
- Carga horária total: 3.227 horas
- Carga horária do estágio: 418 horas
- Tempo de integralização do Curso: 8 (oito) semestres
- Turno de funcionamento: Manhã e noite (para a integralização do curso no tempo mínimo de 4 anos, o estudante precisará cumprir atividades em turno diferente ao de ingresso no que tange às práticas extensionistas e aos estágios curriculares)
- Periodicidade de oferta: Anual, com ingresso em turno alternado
- Processo Seletivo: Prova própria, ENEM, ingresso de diplomado, ingresso de estudante visitante e ingresso via transferência.
Descrição do curso: O curso oportuniza a formação de professores de Matemática para a Educação Básica capazes de compreender e transformar a realidade a partir de princípios de cidadania, democracia e ética.
Áreas de atuação: O curso de Licenciatura em Matemática proporciona aos seus egressos exercerem a docência nas redes de instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não governamentais, no ensino fundamental, ensino médio ou médio integrado bem como a progressão de estudos no nível de pós-graduação.
Perfil do egresso: O educador licenciado deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral, pedagógica e matemática com domínio técnico científico dos estudos relacionados com a formação específica, peculiares ao curso. O egresso deve perceber-se e situar-se como sujeito histórico e político e desenvolver uma ação pedagógica que articule e promova os valores que fundamentam a vida democrática. Nesse sentido deve desenvolver o pensamento crítico para compreender a realidade e nela intervir positivamente, utilizando práticas educativas que observem a diversidade social, cultural e intelectual dos alunos e contribuam para a justificação e aprimoramento do papel social da escola, assim como para formação e consolidação da cidadania.
Ato autorizativo: Resolução nº 59/2023
Avaliação do MEC: 4 (confira na página do e-MEC)