Início do conteúdo

Confira como foi a XIII Mostra IFTec


A  XIII Mostra IFTec foi um evento que reuniu projetos e trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e médio técnico, nos dias 18 e 19 de outubro de 2024. Neste ano, a mostra IFTec teve como tema “Biomas do Brasil”, para a abertura o evento contou com a presença de Lucio Yanel que apresentou “Universo Pampa” através da música pampeana, Lucio também se disponibilizou para o público tirar dúvidas. Lucio Yanel apresenta: Universo Pampa
Este projeto tem como intuito apresentar a grandeza da música pampeana, e mostrar até onde este estilo musical chegou, relacionando-o com outros estilos musicais e também com outros tipos de folclore. O Universo Pampa traz em sua essência a representatividade de uma identidade cultural com origens pampeanas de influência de países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai que exerceram e exercem a identidade cultural sobre o gaúcho do Rio Grande do Sul.

 

O evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, incentivar a pesquisa científica e tecnológica entre os estudantes e proporcionar experiências.

Durante os dois dias de evento, os participantes apresentaram seus projetos nas grandes áreas do conhecimento: Ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, linguística, letras e artes e o tema da XIII Mostra IFTec “Biomas do Brasil”, os trabalhos foram expostos para o público e avaliados.

Além das apresentações, a mostra IFTec também ofereceu uma série de oficinas interativas no dia 19, as oficinas foram:

 

Musicalização para iniciantes: Uma introdução prática e interativa ao mundo da música, com duração de 60 minutos. O objetivo era familiarizar os participantes com os conceitos básicos de ritmo, melodia, harmonia e percepção musical. Os participantes exploraram sons e ritmos através de atividades dinâmicas, os participantes também tiveram a oportunidade de criar e apresentar uma peça musical em grupo, aplicando os conceitos aprendidos.

 

 

Experimento de Química: Os participantes puderam explorar e compreender conceitos importantes da Química para além de equações e modelos abstratos. Através da experimentação, os estudantes fizeram descobertas fascinantes e conseguiram relacionar à Química ao seu cotidiano

 

 

Plantas medicinais e os biomas brasileiros: Abordou sobre propriedades medicinais de plantas dos biomas Pampa e Mata Atlântica como por exemplos guaco, pata de vaca, erva baleeira e carqueja. A oficina teve como objetivo integrar o conhecimento técnico-científico do uso das plantas medicinais e do preparo de medicamentos seguros e eficazes com o conhecimento imaterial e popular dos estudantes envolvidos.

 

 

Robótica com lego: Os participantes realizaram, em grupos, a construção de um robô com peças do conjunto LEGO Mindstorms EV3, programado no software LEGO EV3 Classroom.

 

 

 

Explorando modelagem 3D: O principal objetivo da oficina foi ensinar os participantes a modelar uma arara azul em 3D utilizando o programa Tinkercad. A atividade combinou o aprendizado de modelagem com o tema alinhado à XIII Mostra IFTEC, integrando a fauna brasileira ao focar nos biomas do Brasil. Durante a oficina, os participantes tiveram contato direto com as ferramentas e funcionalidades do Tinkercad, explorando suas possibilidades para a criação de projetos. Além de aprender a modelar, cada participante receberam uma arara impressa em 3D, com base no modelo que foi ensinado durante a atividade. A oficina foi prática, com cada participante trabalhando individualmente em um computador, o que permitiu uma imersão total no processo de modelagem.

 

 

 

Embalagens inteligentes e ativas: Foram discutidas questões importantes sobre a utilização de embalagens. Sabemos que as embalagens convencionais são baratas e resistentes, o que permite uma ampla aceitação e manipulação das mesmas. Porém o seu descarte indevido gera um problema ambiental sério. Além de discussões sobre esta importante temática, os participantes irão realizar práticas no laboratório, para melhor compreensão do assunto. No final foram abordados caminhos, através de embalagens ativas e inteligentes, para um desenvolvimento da sociedade, mais sustentável.

 

 

Literatura e inclusão: O objetivo da oficina foi problematizar os livros de literatura infanto-juvenil em relação ao seu suporte, com ênfase na multimodalidade, nas multiplataformas e nas narrativas transmídia, sempre na perspectiva da acessibilidade das obras.

 

E outras oficinas como “Mexa-se” e “Arte e Tecnologia” que promoveram um ambiente de conheciento, interação e prática, durante as oficinas ocorreu também o teatro “O Mãozinha”.

As atividades proporcionaram um espaço para que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos e vivenciar um evento científico, além da experiência de ser avaliado de acordo com critérios científicos.

Ao final do evento, houve uma cerimônia de premiação para os melhores trabalhos de acordo com as categorias.

 

GERAL
1º LUGAR:
Quais os impactos dos agrotóxicos no desenvolvimento neurológico e funções cognitivas?
Autores: Manuella Almeida Clemes

(Coordenador de Extensão recebeu o troféu, pois a autora não estava presente)

 

 

2º LUGAR:
Bocha Paralímpica: dos esportes o mais inclusivo
Autores: Eduarda Hoffmann

 

 

3º LUGAR:
Desvalorização da literatura brasileira entre os jovens
Autores: Ana Carolina Fazenda Tavares, João Eduardo Bernardi Vicenzi e Martina Melara. 

 

BIOMAS DO BRASIL

1º LUGAR:
Monitoramento da atividade comportamental de uma colmeia de Plebeia remota, uma espécie de abelhas sem ferrão nativa do estado do Rio Grande do Sul
Autores: Luan Sotoriva Rosa, Guilherme Anker , Arthur Ferri Bittencourt.

 

 

2º LUGAR:
O uso de exsicatas e herbário virtual na biologia como ferramenta de ensino e aprendizagem: Despertando o interesse pelas plantas medicinais
Autores: Eduarda da Silva Guterres

 

 

3º LUGAR:
O impacto socioambiental da construção do Porto de Arroio do Sal para Flores da Cunha
Autores: Gregory Bublitz Barcaro, Matheus Caroff Monteiro e Murilo Velho Costa.

 

Após a premiação, o grupo musical do IFRS Caxias “Revoada” encerrou o evento. A Mostra IFTec reforça a importância da educação e ciência na vida acadêmica dos alunos. O coordenador de pesquisa Josimar Vargas junto da comissão organizadora do evento e bolsistas agradeceram a participação de todos.

A ciência muda vidas e transforma o mundo.

 

Fim do conteúdo