Campus Caxias do Sul no 42° Seminário Universitário da Região Sul (Seurs)

De 11 a 13 de Setembro de 2024 , Giovana Piamolini Marques e Camilly Vitória Vieira de Sousa, estudantes do 4° ano do curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio, fizeram parte da delegação do IFRS, representando o Campus Caxias do Sul no 42° Seminário Universitário da Região Sul (Seurs). O evento ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul .

Acompanhadas da professora e orientadora, Mariana Scussel Zanatta, as estudantes apresentaram o trabalho intitulado AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO ORIGENS, HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS LGBTQIA+ .

Com o tema central “A extensão que queremos”, as atividades procuraram refletir a partir das práticas extensionistas atuais, que futuro estamos produzindo e o que desejamos para as instituições de ensino e para a sociedade do amanhã.

Mais que produzir questionamentos, o tema do SEURS 42 é um chamamento para a construção de um mundo mais sustentável, no qual temas como crises climáticas e ambientais, combate às desigualdades estruturais e reconhecimento das questões identitárias de grupos minorizados, se fortaleçam ainda mais como valores indissociáveis da agenda da extensão universitária.

O Seurs é o principal evento de extensão do sul do Brasil.

Visa promover o intercâmbio entre as instituições de ensino, estimular as discussões sobre os caminhos da extensão, fomentar a troca de experiências sobre as ações de extensão, entre as instituições de ensino superior do sul do Brasil e a comunidade.

O seminário reúne trabalhos de, aproximadamente, 27 instituições públicas de ensino superior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e é promovido anualmente pela Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (ForProex Sul).

Para Giovana e Camilly terem sido selecionadas para participar do evento, é uma forma de reconhecimento ao trabalho que desenvolveram como bolsistas no ano de 2023, no Projeto de Extensão: Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+.

A coordenadora Mariana, com orgulho, parabeniza as estudantes pela apresentação e pontua a importância dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Campus Caxias, para a formação integral das estudantes.