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Alunos do EJA lançam e escrevem livro “A língua une o que o mar separa”


Na noite de quarta-feira, dia 04 de dezembro, os estudantes do curso Técnico em Administração, do campus Caxias do Sul, se reuniram para celebrar o lançamento do livro “A Língua une o que o mar separa”, fruto de sua participação no projeto transnacional Flags, promovido pela Fundação Vox Populi (FVP), de Portugal. No projeto, que visa incentivar os Estudos de Pesquisa nas escolas, estudantes de países diferentes realizam um projeto em conjunto.
O intercâmbio envolveu 41 estudantes do Centro Qualifica, da Escola Secundária Caldas das Taipas, da cidade portuguesa de Guimarães e 24 estudantes do Curso Técnico em Administração, da Educação de Jovens e Adultos (ProEJA) do Campus Caxias do Sul. Durante o percurso de estudos, que iniciou em 2023, os estudantes realizaram pesquisas, olhando para si, para sua escola, para sua cidade e também para as semelhanças e diferenças que existem entre dois países que falam a língua portuguesa. Desse processo, resultou o livro, organizado em quatro capítulos: I – Nós quem somos, II – A nossa escola, III – a nossa Terra e IV – A Língua une o que o mar separa (que intitula a obra).
O projeto contou com a orientação e apoio das professoras Alice Munz Fernandes, Vanda Aparecida Fávero Pino e Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, do coordenador do curso professor Henrique Cignachi, do estudante do Ensino Superior, Rafael Vebber; além do apoio da professora pesquisadora Nilda Stecanela (PPGEDU/UCS) e acompanhamento da equipe FVP.
Na cerimônia, além de receberem um exemplar do livro, os estudantes autografaram o exemplar destinado à biblioteca do campus e foram homenageados em vídeo com falas de representantes das entidades participantes e da equipe de professores/orientadores.
O estudante do segundo ano, Luis Fernando Ribeiro e a egressa Ede Maria de Fátima Monte Soares falaram aos presentes sobre a experiência de participar do projeto e sobre a alegria de ver o resultado concretizado num livro, que pode servir também de incentivo para seguir nos estudos.
O professor Érick Scopel, representando a Direção de Ensino e do Campus, ao parabenizar as pessoas envolvidas no projeto em ambos os países, lembrou o alinhamento de projetos desta natureza à missão do IFRS. “Deve sim ser motivo de orgulho e celebração a dedicação de vocês no desenvolvimento deste projeto, além de ter resultado em um produto tão significativo quanto este livro” – finalizou Scopel dirigindo-se aos estudantes.

 

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