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Estudantes do IFRS – Campus Caxias do Sul , participam da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (5ª SNEPT)


Os estudantes Manuela Ramos e Eduardo Posstali Passarin, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul, representaram a instituição na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (5ª SNEPT), realizada em Brasília (DF) entre os dias 7 e 9 de outubro de 2025, com o projeto “Estruturação do FabLab Caxias: um espaço onde a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão se faz presente”. A professora Dra. Kelen Berra de Mello, orientadora do projeto e uma das responsáveis pela implantação e consolidação do FabLab Caxias do Sul, também participou do evento, acompanhando a apresentação e representando o campus junto à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A iniciativa foi uma das oito propostas selecionadas em todo o IFRS, por meio de edital interno vinculado ao Edital Setec nº 10/2025, que escolheu projetos para compor o estande institucional da Rede Federal na mostra nacional.

Integrando tecnologia, criatividade e participação ativa, o projeto apresentou uma linha de montagem interativa desenvolvida no FabLab Caxias do Sul, que convidou o público visitante — desde estudantes da educação básica até o ensino superior — a vivenciar um processo de automação industrial em escala reduzida, controlado por gestos, de forma lúdica, prática e colaborativa. O sistema combinou automação, manufatura aditiva e inteligência artificial, proporcionando uma experiência imersiva e educativa. O controle principal foi realizado por uma mão biônica, desenvolvida com Arduino, impressão 3D e inteligência artificial, capaz de reconhecer e reproduzir movimentos captados pela câmera de um notebook. A linha de montagem, por sua vez, foi composta por motores, sensores e uma estrutura em MDF, integrando um elevador, um braço robótico e uma esteira transportadora, que simulavam um processo produtivo automatizado.

Durante a demonstração, os participantes puderam interagir diretamente com o sistema: ao realizar gestos diante da câmera, acionavam a mão biônica, que reproduzia os movimentos e ativava o funcionamento da linha de montagem. Cada gesto gerava uma ação sequencial — o elevador liberava uma peça, o braço robótico a recolhia e a posicionava na esteira, que a conduzia até uma caixa contendo peças de um quebra-cabeça lógico. A cada etapa, o desafio se intensificava, estimulando o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a colaboração entre os visitantes. Para encerrar, um gesto de parada era interpretado pela IA e encerrava o processo de forma automatizada.

O projeto foi construído a partir de ações formativas e extensionistas realizadas em diferentes contextos. O elevador foi desenvolvido inicialmente durante uma oficina com professores de Flores da Cunha, em 2024; a linha de montagem teve origem em uma atividade prática durante o 2º Encontro de Engenheiras do IFRS, também em 2024; e a mão biônica com inteligência artificial foi resultado de um projeto de extensão voltado à iniciação tecnológica de estudantes do ensino fundamental, em 2025. Essa trajetória formativa demonstra a continuidade e a integração entre ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento do FabLab.

A proposta apresentou forte aderência aos eixos temáticos da 5ª SNEPT — Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital, Desenvolvimento Socioeconômico, Inclusão e Políticas Públicas — ao utilizar materiais reutilizáveis, promover a democratização do acesso à tecnologia e incentivar a inclusão de diferentes públicos na aprendizagem de robótica e automação. Além disso, o projeto evidenciou o papel do FabLab Caxias do Sul como agente de inovação, ao disseminar práticas educativas que unem criatividade, tecnologia e responsabilidade social, reafirmando o compromisso do IFRS com a formação integral dos estudantes e com o desenvolvimento científico e tecnológico sustentável.

 

 

 

 

 

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