Início do conteúdo

Curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos do IFRS – Campus Caxias do Sul recebe conceito 4 em avaliação do MEC


Nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2025, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos (TPM) do IFRS – Campus Caxias do Sul passou por avaliação in loco de Renovação de Reconhecimento de Curso, realizada por avaliadores designados pelo Ministério da Educação (MEC). Ao final do processo, o curso obteve conceito 4 ( em uma escala que vai até 5 ) mantendo o mesmo desempenho da última avaliação, realizada em 2018.

O reconhecimento de curso é uma condição necessária para que o diploma emitido pela instituição tenha validade nacional. Além disso, a renovação periódica desse reconhecimento é um instrumento essencial para garantir a qualidade da educação superior no país, assegurando que os cursos mantenham padrões atualizados de ensino, infraestrutura, qualificação docente e gestão acadêmica. Esse processo de avaliação também estimula melhorias contínuas, alinhadas às necessidades do mercado de trabalho e aos avanços da ciência e da tecnologia.

A nota reflete o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, da infraestrutura, do corpo docente e da gestão acadêmica. Mesmo sendo um curso em processo de extinção desde 2022, com número reduzido de alunos, o TPM demonstrou a robustez de sua trajetória e a excelência de sua estrutura pedagógica, comprovando que mesmo em sua reta final, segue oferecendo uma formação sólida e alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Durante a avaliação, foram analisados indicadores de planejamento institucional, organização didático-pedagógica, atuação docente, infraestrutura física e recursos acadêmicos. Toda a comunidade do campus foi envolvida: servidores, docentes, discentes e os diversos setores da instituição contribuíram ativamente com o processo de avaliação.

Para a coordenação do curso, o resultado obtido reafirma o empenho coletivo e a competência técnica dos envolvidos. “Um conceito 4 só é possível quando há união entre os setores, espírito de equipe e compromisso com a educação pública de qualidade”, destaca o coordenador do curso, professor Arlan Pacheco Figueiredo.

O IFRS – Campus Caxias do Sul agradece a todos os envolvidos no processo : setores administrativos, técnicos, direção, coordenações, professores e estudantes , pelo comprometimento demonstrado. A experiência fortalece não apenas o curso TPM, mas também contribui com o aprendizado institucional, especialmente para os futuros processos de avaliação, como o recredenciamento institucional do IFRS e a nova visita do MEC para o curso de Engenharia Metalúrgica.

Fim do conteúdo