Programa Institucional de Bolsas de Ensino

O Programa Institucional de Bolsas de Ensino do IFRS (PIBEN) tem por finalidade apoiar as ações de ensino, caracterizadas como programas ou projetos fomentados por orçamento institucional ou externo, através da concessão de bolsas aos discentes dos cursos técnicos de nível médio e superiores do IFRS.
Os Projetos de Ensino contemplados com o PIBEN  (Edital Nº 09, de 04 de março de 2024), estão disponíveis abaixo:

• Projeto: Ampliação da disponibilidade de bancadas didáticas para o ensino de Eletricidade Industrial: a continuação de um projeto bem sucedido.
    Coordenador: André Augusto Andreis.

• Projeto: Desenvolvimento de habilidades e competências STEAM por meio da construção e da programação de robôs.
    Coordenadora: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis.

• Projeto: Esporte e Escola: caminhos de educação cidadã.
    Coordenadora: Heloisa Santini.

• Projeto: Experimentação e Apoio Pedagógico para o Ensino de Química: Uma Proposta à Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e Baixo Rendimento Escolar.
    Coordenadora: Alexandra de Souza Fonseca.

• Projeto: Laboratório de acessibilidade e ações inclusivas.
    Coordenador: Alfredo Costa.

• Projeto: Python: noções básicas.
    Coordenador: Lucas Pinto Dutra.

• Projeto: Tempo-Livro.
    Coordenador: Henrique Cignachi.

• Projeto: 3º edição – O saber e o âmbito profissional: desenvolvimento humano e compromisso social.
    Coordenadora. Lionara Fusari.

Documentos importantes:
Edital Nº 09, de 04 de março de  2024 – Edital Unificado de Seleção de Bolsistas de Ensino, Extensão e pesquisa.
Instrução Normativa Proen Nº 08, de 25 de junho de 2024 – Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento dos programas e projetos de ensino do IFRS, dá outras providências e revoga a Instrução Normativa PROEN/IFRS Nº 03, de 16 de março de 2021.
Instrução Normativa Proen 004/2017 – Regulamenta o Programa Institucional de Estudante Voluntário nos Projetos de Ensino no IFRS.
Resolução N° 022, de 03 de março de 2015 – Programa Institucional de Bolsas de Ensino.

Última atualização em 12/09/2024