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Licenciatura em Matemática

  • Coordenação do curso: Prof. Dr. Lucas Pinto Dutra
  • Contato: coordenacao.lm@caxias.ifrs.edu.br
  • Horário de atendimento presencial: Segunda-feira: 17h às 18h50; Terça-feira: 14h às 16h; Quarta-feira: 14h às 16h; Sexta-feira: 10h às 12h. Para agendar em outros horários, entre em contato por e-mail.
  • Requisito: Ensino médio completo
  • Modalidade: Presencial
  • Carga horária total: 3.227 horas
  • Carga horária do estágio: 418 horas
  • Tempo de integralização do Curso: 8 (oito) semestres
  • Turno de funcionamento: Manhã e noite (para a integralização do curso no tempo mínimo de 4 anos, o estudante precisará cumprir atividades em turno diferente ao de ingresso no que tange às práticas extensionistas e aos estágios curriculares)
  • Periodicidade de oferta: Anual, com ingresso em turno alternado
  • Processo Seletivo: Prova própria, ENEM, ingresso de diplomado, ingresso de estudante visitante e ingresso via transferência.

Descrição do curso: O curso oportuniza a formação de professores de Matemática para a Educação Básica capazes de compreender e transformar a realidade a partir de princípios de cidadania, democracia e ética.

Áreas de atuação: O curso de Licenciatura em Matemática proporciona aos seus egressos exercerem a docência nas redes de instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não governamentais, no ensino fundamental, ensino médio ou médio integrado bem como a progressão de estudos no nível de pós-graduação.

Perfil do egresso: O educador licenciado deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral, pedagógica e matemática com domínio técnico científico dos estudos relacionados com a formação específica, peculiares ao curso. O egresso deve perceber-se e situar-se como sujeito histórico e político e desenvolver uma ação pedagógica que articule e promova os valores que fundamentam a vida democrática. Nesse sentido deve desenvolver o pensamento crítico para compreender a realidade e nela intervir positivamente, utilizando práticas educativas que observem a diversidade social, cultural e intelectual dos alunos e contribuam para a justificação e aprimoramento do papel social da escola, assim como para formação e consolidação da cidadania.

Ato autorizativo: Resolução nº 59/2023

Avaliação do MEC: 4 (confira na página do e-MEC)

 

Última atualização em 31/03/2025

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