Início do conteúdo

Sentir ansiedade é normal?


Uma das queixas mais recorrentes em relação aos sintomas psicológicos é a ansiedade. Frequentemente, escutamos de diferentes pessoas as seguintes frases: – Sou muito ansiosa! – Não consigo me focar no que estou fazendo, pois estou constantemente preocupado! – Eu me cobro muito! – Tenho muito medo de fazer as coisas! – Tenho crises de ansiedade! Fico muito nervoso para falar em público!

Embora, a popularização dos assuntos relativos à saúde e à doença mental seja um grande avanço, é comum ocorrerem alguns equívocos na compreensão do que a ansiedade significa.

Esses equívocos acontecem, geralmente, pelo desconhecimento de que a ansiedade é uma reação “normal”, quando estamos frente a situações novas, quando não nos sentimos seguros ou mesmo quando temos muita expectativa em relação a algo.

Entretanto, quando essa reação se torna muito intensa e frequente, mostrando-se desproporcional e causando sofrimento ao sujeito, pode ser um indicativo de algum transtorno psicológico, necessitando de avaliação e tratamento.

A ansiedade está presente em diferentes transtornos, por isso, é importante procurar por profissionais habilitados, para a realização de um diagnóstico adequado.

De uma forma geral, os sintomas mais comuns relacionados à ansiedade, são:

Preocupação excessiva sobre algumas atividades ou alguns eventos;

Agitação ou nervosismo;

Dificuldade de concentração;

Irritabilidade;

Tensão muscular;

Alterações no sono;

Sintomas físicos como: taquicardia, falta de ar, suor excessivo, aperto no peito, dor de cabeça, dor de barriga, entre outros.

Conforme o que for identificado pelo profissional de saúde, pode ser prescrita medicação e/ou acompanhamento psicológico como forma de intervenção. Também, podem ser indicados exercícios físicos, atividades de relaxamento e meditação, entre outros, como ferramentas de suporte ao tratamento.

É importante considerar que, em momentos como o que estamos vivendo, a ansiedade pode ocorrer com mais frequência. Por isso, se você não se sentir bem, pode ser necessário buscar pelos serviços médicos e/ou psicológicos.

Lembrando que os campi do IFRS contam com profissionais capacitados, atuando na Coordenadoria de Assistência Estudantil. No caso do campus Caxias do Sul, você tem disponível a escuta psicológica por meios digitais, entrando em contato pelo e-mail: [email protected], para agendamento de horário.

 

 

 

 

Texto por: Jocianne Giacomuzzi Pires – Psicóloga – Assistência Estudantil 

Referência: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Fim do conteúdo