Início do conteúdo

Sobre


Assistência Estudantil é uma ação do Estado que tem por objetivo minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, através da promoção da inclusão social pela educação, ao democratizar as condições de acesso, permanência e diplomação, além de agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão da insuficiência de condições financeiras dos jovens e adultos na educação pública federal.

O público alvo da Assistência Estudantil são estudantes regularmente matriculados no IFRS e o público prioritário são os estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

No IFRS a Assistência Estudantil acontece de forma universal e / ou pelo Programa de Benefícios. As ações universais são aquelas que atendem a todos os estudantes sem distinção e não há necessidade de avaliação de critérios socioeconômicos . Já o Programa de Benefícios é destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e pode ser acessado através da inscrição nos editais, os quais são publicados anualmente pelo Campus. Os auxílios ofertados pelo Programa de Benefícios são o Auxílio Permanência e Auxílio Moradia.

O setor que trata da Assistência Estudantil  no Campus Veranópolis é o Setor de Ensino, que conta com Assistente Social, Pedagoga, Técnico em Assuntos Educacionais e Auxiliar Administrativo . Junto ao Setor é ofertado apoio pedagógico e social.

Apoio Pedagógico – Tem como foco principal o processo de aprendizagem dos estudantes, realizando atendimentos individuais de orientação educacional e de orientação de estudos. Dá apoio e promove ações que visam construir e fortalecer o vínculo do aluno com a instituição. É responsável pelo acompanhamento do aproveitamento escolar dos estudantes do Campus.

Apoio Social – Tem foco no atendimento do/a estudante de acordo com a sua realidade social, podendo acontecer através de atendimentos individuais, encaminhamentos para a rede de serviços do município e auxílios estudantis financeiros. Tudo como forma de sanar as necessidades básicas do/a estudante e de sua família, com o objetivo de proporcionar melhores condições de permanência e conclusão, com êxito, dos estudos.

Equipe
Diana Lusa (Pedagoga)
Leandra Maria Franceschina Nunes (Assistente Social)
Samanta Trivilin Comiotto (Assistente de alunos)

Para mais  informações acesse o Guia do Estudante.

Última atualização em 27/08/2019

Fim do conteúdo