Geral
Unidade do IFRS tem tipologia alterada para campus
A alteração contempla o Campus Avançado de Veranópolis, que passa a ser campus, representando um marco para a instituição
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, a alteração da tipologia de algumas unidades dos Institutos Federais (IFs). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o Campus Avançado de Veranópolis foi oficializado por meio da portaria MEC nº 34, de 17 de janeiro. A unidade de ensino agora é considerada campus, e não mais campus avançado, o que representa um marco para a instituição.
A unidade foi criada em 2014 e abrigou, na época, cursos rápidos (de Espanhol Básico) e deu início a discussões com a comunidade sobre alternativas para a oferta futura de cursos técnicos de níveis médio e superior de graduação. Atualmente oferece dois técnicos integrados (Informática para Internet e Administração) e dois superiores de tecnologias (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais). Conta com cerca de 386 estudantes nos turnos da tarde e noite, oriundos dos municípios integrantes da microrregião.
Nova realidade
Com o enquadramento, a unidade de ensino passa a ter direito a mais vagas para docentes e técnicos-administrativos em educação, passando do número de 24 docentes para 40, e de 13 técnicos administrativos para 26, com isso possibilitando mais oferta e a inclusão de novos cursos. Entretanto, quanto a essa realidade, o diretor da unidade, Amir Tauille, esclarece que será realizado um estudo junto a população, considerando os Arranjos Produtivos Locais (APLs), indústria e comércio dos municípios abrangidos. “Após implantaremos os novos cursos”. O Campus beneficia a comunidade da microrregião, que abrange aproximadamente 20 municípios da Serra Gaúcha.
Quanto à mudança da tipologia, o diretor afirma ser um grande passo para o campus, para os servidores e para toda comunidade atendida. “Estamos em pleno crescimento, finalizando as obras do novo espaço com três salas de aula, sala de amamentação, laboratório, sala de reunião e revitalização do acesso”.
As expectativas segundo Tauille, é que com essa conquista também possa viabilizar novas obras como salas de aula, refeitório, ginásio de esportes e auditório. “Nossa intenção é atingir o número de 800 alunos e continuar oferecendo ensino público, gratuito e de qualidade aliados à pesquisa e extensão, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais que é a missão do IFRS”, finaliza.
A sede do Campus Veranópolis está implantada na área do antigo Colégio Agrícola do município, com 4,7 hectares, doada pela prefeitura para o IFRS. As instalações ficam na BR-470, km 172, 6.500, bairro Sapopema.