Último dia de inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do Campus Veranópolis

Quem tem interesse em estudar no Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano precisa passar por uma seleção. Os documentos com informações e orientações (editais) do Processo Seletivo de estudantes 2023/1  estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. Os candidatos devem ler com atenção as informações referentes ao curso que pretendem fazer.

No Campus Veranópolis há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico e para quem busca um curso superior de graduação.

Os cursos superiores de graduação, que são voltados para quem têm o Ensino Médio completo são:

– Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no turno da noite, 30 vagas;

Saiba mais sobre o curso: https://ifrs.edu.br/veranopolis/cursos/tads/

– Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais, no turno da noite, 30 vagas.

Saiba mais sobre o curso: https://ifrs.edu.br/veranopolis/cursos/tpg/

Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer o ensino médio com um curso técnico integrado que oferece ao mesmo tempo a formação de nível médio e técnica profissionalizante. Confira as opções:

– Técnico em Administração, nos turnos manhã e tarde, 30 vagas;

Saiba mais sobre o curso: https://ifrs.edu.br/veranopolis/cursos/tai/

– Técnico em Informática para a Internet, nos turnos manhã e tarde, 30 vagas;

Saiba mais sobre o curso: https://ifrs.edu.br/veranopolis/cursos/tecnico-em-informatica-para-internet-integrado/

• Confira o edital para os cursos integrados ao ensino médio
  • Confira o edital dos cursos superiores de graduação

Como será a seleção de estudantes:

Tanto para concorrer a uma vaga no Ensino Médio integrado a cursos técnicos, quanto para concorrer a cursos superiores de graduação, o candidato realiza uma prova. Nos cursos superiores de graduação também pode concorrer com a nota do Enem (desde a edição de 2017 até a atual).

A taxa de inscrição para a prova de seleção dos cursos técnicos é de R$ 40,00. A seleção para ingresso de estudantes nos cursos de graduação é de R$ 60,00.

Vale saber que:

No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas).

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

Sobre as inscrições:

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de outubro de 2022, por meio de formulário eletrônico, que estará disponível no site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Confira no vídeo um passo a passo para se inscrever no Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS:

Saiba mais também sobre: como fazer a carteira de identidade, como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br.

Como se preparar para as provas:

A instituição oferece o Pré-IFRS, curso gratuito na modalidade a distância (EaD).

Outra forma de se preparar é acessando as provas dos Processos Seletivos anteriores do IFRS, que estão disponíveis no site de ingresso, juntamente com os gabaritos. No link “Informações / Provas e gabaritos anteriores” do site é possível encontrar os arquivos das provas desde o ano de 2014.

Confira a live tira dúvidas ocorrida na sexta-feira, dia 07 de outubro de 2022.

📌Confira o cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até 24 de outubro de 2022

Pagamento da taxa de inscrição: até 25 de outubro de 2022

Divulgação dos locais de prova: 29 de novembro de 2022

Provas: 04 de dezembro de 2022

Para acompanhar e saber das novidades do processo seletivo o candidato deve acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br