Realização de obras e reformas dão mais qualidade ao Campus Veranópolis

O ano de 2018 marcou o início das duas primeiras turmas de cursos superiores no Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, além da realização da primeira solenidade de conclusão de curso do técnico subsequente em informática. Com o objetivo de garantir qualidade e oferecer um espaço adequado e aconchegante para estudantes e servidores, o campus passou por reformas nos blocos A, B e C.

Em todos os blocos foram realizadas a troca do telhado, forro, piso, elétrica, lógica e hidráulica, além de feita nova pintura. No bloco A foram constituídas duas salas administrativas e uma sala para docentes. Nos blocos B e C, seis novas salas de aula, duplicado o tamanho da biblioteca e triplicado o tamanho do setor de ensino.

Foram criados o setor de TI com rack de servidores e fibra ótica, dois banheiros com seis sanitários em cada, além de outros dois com acessibilidade. Seguindo o leque de novidades, o campus passa a contar agora também com uma copa, sala de direção de ensino e sala de atendimento. Para a biblioteca foram adquiridos diversos títulos, em um investimento de mais de R$ 90.000,00 e ainda estão previstos mais R$ 70.000,00 em novas aquisições para este ano.

Obras em curso

Está praticamente concluída a reforma de iluminação externa, da área de convivência, estacionamento (também criado) e da quadra de esportes coberta. Ainda este ano devem ser terminadas a regularização da calçada, o que prevê a colocação de piso tátil em todo o campus, a realização do sistema de drenagem pluvial e o cercamento da quadra de esportes com tela.

Técnico integrado em 2019

Para o ano de 2019 haverá a primeira oferta de um curso técnico integrado ao Ensino Médio no Campus, de Administração. O ingresso ocorrerá mediante processo seletivo próprio, que terá inscrições no segundo semestre deste ano. Para tanto, o campus já conta com sete novos docentes e está à espera de outros três, além de um assistente de alunos. Todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos.