Publicado o primeiro relatório de avaliação institucional do Campus Veranópolis

Está publicado no site do Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o relatório de avaliação institucional que tem como objetivo apresentar os resultados de autoavaliação da unidade no ano de 2017. Esta é a primeira vez que a unidade participa deste instrumento de avaliação. Conforme o Diretor-geral do campus, Erik Schuler “Apesar de muitas das colocações deste primeiro levantamento apontarem problemas em função das condições adversas em que a infraestrutura do campus se encontrava em 2017, e que, portanto, já estão sanadas dado o término de nossas reformas, este é um instrumento fundamental para termos o retorno de toda comunidade do campus e sabermos onde temos que melhorar e investir nossos recursos de forma prioritária. Em 2018, com o início dos nossos dois cursos superiores, esta ferramenta torna-se mais imprescindível ainda, pois também fará parte do relatório do MEC, quando da avaliação destes cursos por parte do Ministério”.

A avaliação contou com a com a adesão de aproximadamente 90% dos servidores e alunos. Foram 50 discentes, nove docentes e 12 técnicos administrativos. A ideia é que o relatório possa contribuir para a melhoria da instituição e da satisfação da comunidade interna e externa. O processo foi coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus e integra o Programa de Autoavaliação do IFRS (PAI), coordenado pela CPA.

O relatório também está disponível no mural da biblioteca. No site acesse através do link: https://ifrs.edu.br/veranopolis/institucional/comissoes/cppd/relatorios/

Sobre o PAI

O PAI orienta-se pelos princípios e pelas dimensões propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por meta fomentar na comunidade acadêmica da instituição a análise, reflexão e a definição de ações de superação para a qualificação das políticas institucionais. Os dados apresentados e analisados no documento referem-se à manifestação da comunidade interna (estudantes, professores e técnicos administrativos), feitas através dos instrumentos online, bem como da comunidade externa, através de questionário escrito e dados coletados nos diversos setores do campus, referentes ao ano de 2017.