Projeto “Brincadeira, ou bullying e violência?” tem a primeira etapa concluída

A segunda etapa prevê atividades quinzenais e vai ocorrer até o mês de novembro

O projeto de ensino Brincadeira, ou bullying e violência?”, do IFRS Campus Veranópolis, teve a primeira etapa concluída neste mês de agosto de 2023. Voltado para estudantes do ensino médio, promoveu cinco encontros que buscaram conscientizar sobre o bullying e como suas consequências podem afetar a comunidade escolar, bem como despertar a consciência sobre a importância de combater atitudes violentas.

Durante as ações, foram estimulados debates e abordadas formas de reconhecer a prática do bullying na escola. Os estudantes foram incentivados a denunciar ações negativas. A ideia foi promover espaços de diálogo para os alunos sentirem-se acolhidos e pertencentes  ao ambiente escolar.

O projeto é coordenado pela Assistência Estudantil do campus e tem a parceria de profissionais do Centro de Referência em Assistência Social do município. Uma segunda etapa está prevista para ocorrer ainda este ano, com atividades quinzenais que devem abranger a produção de cartazes, organização de murais e e-mails com situações e frases para reflexão. Estão previstas ainda músicas nos intervalos ou no início do turno escolar, de forma a abordar a temática, além da distribuição de folhetos, entre outras ações.