Aprovados em primeira chamada devem enviar documentos para a matrícula até dia 10/01

Os candidatos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na seleção por prova ou sorteio já podem realizar a matrícula.

Para isso, devem encaminhar a documentação a partir desta quinta-feira, 04 de janeiro de 2024, até o dia 10, via sistema eletrônico. O link de acesso está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br, no menu superior (botão “Pré-matrícula”). Nesse período, os campi do IFRS dispõem de computadores para que os candidatos enviem a documentação (confira o endereço e horário de atendimento na listagem).

No site de ingresso há um vídeo tutorial para ajudar os candidatos a realizarem a matrícula. Para acessar o sistema de matrículas, é necessário ter usuário e senha do portal Gov.Br. Já a lista com os documentos necessários está disponível em “editais” no menu superior do site de ingresso. Na coluna “anexos”, clique no link “Documentos obrigatórios e formulários” para acessá-los.

✏️Dicas:

• Estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir todos os passos do Processo Seletivo de estudantes 2024/01, conforme os prazos estabelecidos no cronograma, para realmente efetivar a matrícula.
  • Se você foi aprovado na primeira chamada, reúna a documentação necessária: tire fotos ou gere PDFs legíveis e envie dentro do prazo, não deixe para a última hora.
  • Esteja atento: ao entrar no sistema eletrônico de matrículas é necessário realizar a marcação da presença, no botão específico para isso, antes mesmo de preencher os questionários e enviar a documentação.
  • Depois, no dia 24 de janeiro de 2024, confira se o seu nome está publicado no resultado preliminar das matrículas, que será divulgado no site ingresso.ifrs.edu.br.

✏️Sobre as cotas

Pretos e pardos – Candidatos aprovados em primeira chamada (Sorteio e prova) que se declararam pretos e pardos participarão, entre os dias  10 e 11 de janeiro, das comissões de heteroidentificação. Confira o horário e o local em que deverá comparecer, conforme divulgado nas listas de heteroidentificação (acesse, na capa do site de ingresso, o nome do seu campus e depois a forma de seleção em que está concorrendo, ou então confira pelo seu nome no buscador de resultados).

Renda inferior – Os classificados em primeira chamada pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico, no período de 04 a 10 de janeiro. Mais informações estão disponíveis nos editais e há um vídeo tutorial sobre o envio dessa documentação da análise socioeconômica disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br.

✏️Foi aprovado na cota errada?

Se você foi aprovado em primeira chamada em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências para a cota, mesmo assim deverá entrar no sistema de matrículas de 04 a 10 de janeiro e registrar presença no botão específico para isso.

A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos.

📌Está com outras dúvidas? Esteja atento às datas importantes, às informações que constam nos editais e siga acompanhando o site de ingresso.