Processo Seletivo 2023/1: Envio de documentos para a matrícula deve ser feito de 04 a 10 de janeiro

Cartaz #Estude no IFRS. Processo Seletivo 2023/1- Matrículas 04/01 até 10/01. No cartaz, estudante negro sorri com mochila nas costas Acesse: ingresso.edu.br.

O link do sistema eletrônico de pré-matrículas estará disponível na capa do site do Processo Seletivo somente a partir de 04 de janeiro.

Os candidatos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo 2023/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) devem encaminhar a documentação para a pré-matrícula no período de 04 a 10 de janeiro de 2023.

A documentação poderá ser enviada via sistema eletrônico ou, para os candidatos que desejarem comparecer presencialmente, poderá ser enviada por meio de computadores disponíveis nos campi nesse período. O link do sistema eletrônico de matrículas estará disponível na capa do site do Processo Seletivo somente a partir de 04 de janeiro. Mas os documentos necessários e o modelo que terão os formulários a serem preenchidos já podem ser conferidos nos anexos dos editais. Dica: não é necessário preencher o formulário em PDF, pois os formulários eletrônicos estarão disponíveis no sistema pré-matrículas a partir de 04 de janeiro.

Além disso, também no sistema eletrônico, o candidato precisará registrar presença, clicando no botão específico, para não ser considerado ausente.

Dicas Importantes:

• Estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos no cronograma para realmente efetivar a matrícula.
  • Se você foi aprovado na primeira chamada, reúna a documentação necessária para a matrícula e tire fotos ou gere PDFs dos documentos. É preciso prestar atenção para que todos estejam legíveis.
  • Os candidatos classificados no Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula. O candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada.
  • Ao entrar no sistema eletrônico pré-matrículas, a partir de 04 de janeiro, é necessário realizar a marcação da presença, no botão específico para isso, antes mesmo de preencher os questionários e enviar a documentação. Confira mais informações sobre o envio da documentação para a matrícula neste vídeo tutorial.
  • Depois, é importante que os candidatos confiram o resultado preliminar das matrículas, que será publicado no site ingresso.ifrs.edu.br no dia 23 de janeiro de 2023. Se alguma documentação não tiver sido enviada e o candidato puder enviar a complementação ou a matrícula tiver sido negada (indeferida) e o candidato quiser pedir uma reavaliação, poderá fazer isso no período de 24 a 29 de janeiro, no mesmo sistema eletrônico pré-matrículas (ou pedir apoio presencialmente no campus).

Sobre as cotas

Pretos e pardos – Para os candidatos aprovados em primeira chamada (Sorteio, Prova e EJA) que se declararam pretos e pardos, nos dias 11 e 12 de janeiro serão realizadas as comissões de heteroidentificação. Além da data, o candidato deverá observar horário e local em que deverá comparecer, conforme divulgado nas listas de heteroidentificação (acesse, na capa do site de ingresso, o nome do seu campus e depois a forma de seleção em que está concorrendo, ou então confira pelo seu nome no buscador de resultados).

Renda inferior – Os classificados em primeira chamada na seleção por prova, sorteio ou cursos EJA pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico, no período de 04 a 10 de janeiro. Mais informações estão disponíveis nos editaisNeste tutorial há orientações sobre o envio dos documentos para a análise socioeconômica via sistema.

Foi aprovado na cota errada?

Se você foi aprovado em primeira chamada em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências para a cota, mesmo assim deverá entrar no sistema de pré-matrículas no período estipulado e registrar presença no botão específico para isso. A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos. Para isso, deve continuar acompanhando o site de ingresso nas datas importantes do cronograma.

Enem

No dia 06 de fevereiro de 2023 será divulgada a primeira chamada para os classificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam ficar atentos ao site ingresso.ifrs.edu.br.

Chamada Pública

Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. A chamada pública da seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA, se ocorrer, está prevista para ser divulgada a partir das 18h do dia 06 de fevereiro de 2023. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar.

Para não esquecer:

> 04 a 10/01/2023 – Os aprovados em Primeira Chamada deverão enviar a documentação de matrícula pelo sistema eletrônico (o link será disponibilizado no site de ingresso) e os classificados pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico.

> 11 a 12/01/2023 – Os aprovados em primeira chamada (Sorteio, Prova e EJA) autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão participar das comissões de heteroidentificação, presencialmente.

Confira todas as etapas do cronograma e continue acompanhando o site de ingresso.