PDI 2024 -2028 entra em vigor após período de atualização

Cartaz com a frase: PDI IFRS 2024 - 2028

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) possui um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que irá orientar as ações da Reitoria e dos 17 campi no período de 2024 a 2028. A nova versão (aprovada pela Resolução nº 054/2023) foi elaborada colaborativamente ao longo de 2023 com a participação de servidores e estudantes.

É a partir das definições elencadas no PDI que a instituição vai atuar para cumprir sua missão e  atingir seus objetivos estratégicos. Além de ser obrigatório por lei, o documento  é fundamental como ferramenta de gestão já que contribui para decisões sobre o processo de consolidação e expansão das unidades, auxiliando no acompanhamento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

A atualização

Organizado em 12 capítulos, o texto abrange o perfil institucional do IFRS (missão, visão, valores, princípios e finalidade, histórico dos campi e conceitos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, comunicação e pós graduação); o cronograma de oferta de cursos e vagas; políticas de educação a distância (EaD); assuntos estudantis e questões referentes à infraestrutura, planejamento estratégico,  gestão de pessoas e organização administrativa.

A nova versão teve seis capítulos revisados, sendo eles: Perfil Institucional, Planejamento Estratégico, Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas, Planejamento da Infraestrutura, Organização e Gestão de Pessoal e Capacidade e Sustentabilidade Financeira. Dentre os pontos apresentados estão a oferta de cursos para a comunidade nos próximos cinco anos e a evolução da infraestrutura da instituição para atendimento das necessidades da comunidade.

Avanços, execução e acompanhamento

Conforme o chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Rodrigo Nol,  o grande avanço desta versão em relação à anterior é a inclusão de uma avaliação quantitativa dos objetivos estratégicos que complementa a análise qualitativa já realizada anteriormente. Foram propostos 22 novos indicadores relacionados aos objetivos estratégicos existentes no PDI 2019-2023. Cada indicador permitirá visualizar se o desempenho de uma área foi ou não atingido dentro de determinado período de tempo.

Ele complementa: foram definidos indicadores que avaliam a permanência e êxito dos estudantes, a percepção da comunidade sobre a infraestrutura oferecida, incentivo a projetos alinhados à missão institucional, entre outros. Cada um desses indicadores possui um método de cálculo definido e os dados para a contagem são obtidos automaticamente a partir dos sistemas já existentes no IFRS, ou seja, não é necessária a coleta e a validação manual.

A partir de diretrizes fornecidas pelo Departamento de Planejamento Estratégico, os campi e a Reitoria poderão elaborar seus planos de ação anuais. O acompanhamento do que foi planejado será realizado periodicamente. Os resultados das avaliações podem ser acompanhados por toda a comunidade no Painel dos Indicadores do IFRS.

Noll, por fim esclarece: “Qualquer documento institucional deve estar alinhado com o PDI. O PDI assegura que toda a instituição irá trabalhar unida pelo mesmo propósito, isto é, entregar para a sociedade educação de qualidade, formação profissional, inovação tecnológica, desenvolvimento regional, inclusão social, cidadania, cultura e sustentabilidade”. Além disso, para  conferir mais dinamicidade e efetividade ao que foi planejado, partes do Plano poderão ser atualizadas em revisões anuais.