Orientações sobre a retomada do Calendário Acadêmico no Campus Veranópolis

O Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) irá retomar, no dia 24 de maio de 2021, o Calendário Acadêmico através da oferta de ensino remoto. Nesta data serão retomadas as aulas do curso Técnico e Superiores e por ainda estarmos vivenciando a pandemia do Covid-19, as aulas ocorrerão integralmente no formato de ensino remoto, utilizando principalmente o Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do IFRS, e outras ferramentas educacionais digitais de forma complementar.

O que significa a retomada do calendário acadêmico?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes do curso técnico e superiores, de forma síncrona e de forma assíncrona, conforme determina a Resolução nº 15 de 2021 do Conselho Superior do IFRS. O formato é semelhante ao das Atividades Pedagógicas Não Presencias (APNPs), mas serão retomados os registros no sistema acadêmico SIGAA, e a realização de exames.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas no formato remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar os componentes curriculares, pois será exigida a frequência mínima, além da nota, para aprovação. Caso não consigam acessar as aulas on-line, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou Direção de Ensino, que buscarão alternativas pedagógicas para as dificuldades enfrentadas.

Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle?

Para você estudante, que ainda não tem acesso ao Moodle, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do Campus Veranópolis elaborou vários tutorias em formato de vídeos, tendo destaque o Cadastro no Moodle e o Guia para estudantes ingressantes em 2021. São guias bem didáticos e objetivos, que poderão auxiliar significativamente os estudantes que estão com dúvidas.

Quando as aulas presenciais voltarão?

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco aos professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.

Continua com dúvidas?

Basta acessar a Lista de contatos disponível no site do Campus Veranópolis e nos encaminhar sua dúvida.