Nota do IFRS sobre segurança nas escolas

Prezada comunidade do IFRS,

Recentemente, têm ganhado notoriedade os lamentáveis episódios de ameaças e atentados em escolas, praticados em diferentes localidades do país. O IFRS manifesta seu repúdio a atos dessa natureza e solidariedade às escolas atingidas.

A fim de tranquilizar a comunidade acadêmica, destacamos que estamos atentos a todos os casos noticiados e adotando medidas emergenciais para que situações dessa natureza não ocorram no âmbito de nossa instituição. Estamos procedendo à revisão e ao aperfeiçoamento dos nossos protocolos de segurança, em estreita relação com os órgãos competentes. Contudo, é importante destacar que não há, até o presente momento, qualquer risco concreto à comunidade do IFRS. Nossos esforços são no sentido da ação preventiva e pedagógica. Portanto, as atividades acadêmicas seguem na absoluta normalidade.

Percebemos que há muita desinformação sobre este tema, o que acaba estimulando um clima de insegurança entre os estudantes e suas famílias. A disseminação de falsas ameaças e o superdimensionamento de denúncias sem fundamento parecem ser um dos principais problemas no presente momento. Por isso, vamos tratar de forma responsável e discreta as ações institucionais para a prevenção de qualquer incidente no IFRS.

Salientamos que a colaboração dos pais e familiares também é importante para a construção de um espaço escolar seguro, estreitando o diálogo com os jovens e acompanhando os conteúdos acessados na internet e redes sociais. Há sinais de relação destes episódios com redes de discurso de ódio, que propagam ideias extremistas. Portanto, a ação preventiva tem início na parceria entre escola e famílias, com a identificação de comportamentos atípicos de associação dos jovens e adolescentes com conteúdos que incitam a violência.

O IFRS está aberto para receber relatos e orientar os pais e estudantes a esse respeito, assim como os dirigentes das unidades estão à disposição para acolher e esclarecer suas comunidades acadêmicas sobre as medidas de segurança emergenciais adotadas. Além disso, foi criado um canal de comunicação específico para dúvidas ou denúncias, pelo e-mail: [email protected].

Por fim, reafirmamos que o IFRS como um todo continuará investindo no que há de melhor para a ação preventiva, que é a promoção de uma educação humanista e cidadã aos seus estudantes, com foco no respeito à diversidade e na tolerância, para o estabelecimento de uma cultura de paz. O IFRS é e continuará sendo um espaço de acolhimento, de inclusão, de construção de conhecimento e valorização da pluralidade, sem margem para práticas dissonantes desses princípios.