Estude no IFRS: Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2024/01

Interessados em concorrer a uma vaga em cursos de ensino médio com o técnico integrado e cursos superiores de graduação do IFRS podem conferir as orientações e realizar a inscrição até 23 de outubro de 2023.

Quem tem interesse em estudar no Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no próximo ano já pode fazer a inscrição no Processo Seletivo de estudantes 2024/01. São 120 vagas em 4 cursos presenciais gratuitos.  Os documentos com informações e orientações (editais) foram publicados e podem ser conferidos no site de ingresso.

📝📝📝📝

📝Cursos ofertados

– Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Graduação, noite, 30 vagas*;

– Tecnologia em Processos Gerenciais – Graduação, noite, 30 vagas*;

– Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, manhã e tarde, 30 vagas**;

– Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, manhã e tarde, 30 vagas**.

* superiores de graduação (superiores de tecnologia).

**ensino médio junto com o técnico (são os cursos técnicos integrados, que dão a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo);

📝 Formas de seleção

A forma de seleção de estudantes varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS; pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 até a atual. Essas informações estão nos editais e na lista de cursos.

🖥️Como fazer a inscrição

As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico. O link está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br

A taxa de inscrição no Processo Seletivo varia conforme o tipo de seleção:

– nota do Enem: R$ 20,00.

– por prova do IFRS: R$ 50,00 (para o ensino médio integrado ao curso técnico) e R$ 70,00 (superiores de graduação).

⚠️Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa (isenção) também precisam realizar a inscrição no  site ingresso.ifrs.edu.br,  até 23 de outubro de 2023, independentemente de terem o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

📌Reserva de vagas – cotas

O Processo Seletivo reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas; e tem ainda outras vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Os demais candidatos podem se inscrever e concorrerão nas vagas de acesso universal.

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/01:
  • Publicação do editais com os detalhes do Processo Seletivo – 28/09/2023
  • Inscrições – de 28/09 a 23/10/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 25/10/2023
  • Prova – 03/12/2023
  • Sorteio – 12/12/2023

📍 Mais informações no site ingresso.ifrs.edu.br.