Início do conteúdo

Estudantes e servidores participam da nona edição do Salão do IFRS


Estudantes e servidores do Campus Veranópolis participaram do 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, no Campus Bento Gonçalves. O evento reuniu cerca de 1.400 participantes e contou com a presença de 22 estudantes e 11 servidores do campus, que apresentaram trabalhos acadêmicos, artísticos e integraram outras atividades.

Foram seis trabalhos no Seminário de Ensino (Semept), cinco no Seminário de Extensão (Semex), três no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), quatro na Mostra de Arte e um no Encontro de Educação a Distância (EaD).

Preparação e expectativas superadas

Luísa apresentando trabalho na sessão de pôsteres

A sessão de pôsteres contou com a apresentação de seis estudantes do campus, dentre eles, Luísa de Oliveira Moretto, do quarto semestre do curso superior de Tecnologia em  Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com um trabalho sobre comunicação e divulgação do campus e do processo seletivo nas nas redes sociais, ela explica que se preparou bastante para este momento: ”A exposição foi tranquila, tudo está muito organizado. Me preparei muito para estar aqui, construímos modelos padronizados para mostrar os projetos do campus nesta modalidade.”

Fernando apresentando trabalho no Sict.

O estudante do curso Técnico em Administração, Fernando Bós Fabro, de 16 anos, participou pela primeira vez do evento. Ele apresentou um trabalho sobre cinemática e física no Sict. Fernando conta que a preparação começou em 2023, quando atuou como bolsista voluntário em um projeto apresentado na Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (Mepe) do campus. Já a organização para esse ano foi ainda maior. “A preparação para o Salão foi intensa. Realizamos as atividades do projeto, escrevemos o resumo, submetemos, construímos os slides, treinamos muito a apresentação e, mesmo assim, na hora bateu o nervosismo. Mas acredito que deu tudo certo”, relatou.

A colega Rafaela Menegotto da mesma idade e curso apresentou seu trabalho sobre feminismo no Semex. “Por ser minha segunda vez no Salão, me senti um pouco mais nervosa e fui mais exigente. Estou feliz, acredito que falei tudo o que precisava dentro do tempo.” Para Rafaela ter ingressado no IFRS e poder apresentar na Mepe do campus e estar no salão são oportunidades que impactam suas relações: “Sempre fui ansiosa e introvertida, depois que entrei no IF, passei a apresentar trabalhos, cantar, me expressar  melhor e passei a ser mais desenvolta e ter menos vergonha”, explica a estudante que também cantou durante uma apresentação musical

 

Apresentação artística, premiação e orgulho

O campus ainda teve espaço no palco externo de apresentações artísticas no primeiro dia e no  encerramento do evento com a performance do grupo musical IF Música Clube. O grupo buscou a interação com o público por meio de apresentações de músicas nos ritmos nordestinos, música do sul e samba.

O projeto “Diálogos Interculturais: Imigrantes de Ontem e de Hoje no município de Veranópolis/RS”, coordenado pela professora Magda Gisela Cruz dos Santos, conquistou o primeiro lugar na categoria docente do mérito extensionista professora Cibele Schwanke.

O coordenador de Extensão, Roger Sá da Silva, avaliou de forma positiva a participação da delegação. “Nosso campus demonstrou a maturidade do trabalho desenvolvido. Tivemos destaque em diversos momentos, com participação em seminários de ensino, pesquisa e extensão, na Mostra de Arte, de audiovisual e no Encontro de EaD, além da apresentação do grupo IF Música Clube.” Roger destacou a organização do evento, hospitalidade e a atenção aos detalhes na gestão do evento.

 

Fim do conteúdo