Geral
Estudantes e Campus Veranópolis são destaque na 18ª Obmep
Como já é tradição, os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A novidade da 18ª edição ficou por conta do destaque para o Campus Veranópolis, que receberá um troféu em razão dos resultados de seus alunos na competição. A unidade foi selecionada enquanto escola pública seletiva (que admite os estudantes por processo de seleção), a partir de critérios de pontuação estabelecidos no edital da Obmep.
A olimpíada de matemática, maior competição científica da área no país, reuniu mais de 18,3 milhões de participantes entre os níveis fundamental e médio na edição de 2023. Foram alcançados 99,78% dos municípios e mais de 55 mil escolas brasileiras.
No IFRS, além do prêmio do Campus Veranópolis, os estudantes conquistaram: uma medalha de ouro, seis de prata, cinco medalhas de bronze e 95 menções honrosas. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep acontecem neste ano, em datas a serem definidas.
Confira as premiações dos estudantes do IFRS
Medalhista de ouro
Caetano Todero Seminotti – Campus Osório
Medalhistas de prata
Arthur Ferreira Stedile – Campus Osório
Daniel Cechin Pessoa – Campus Caxias do Sul
Eduardo Ziegler Berti – Campus Caxias do Sul
Fernando Bos Fabro – Campus Veranópolis
Gabriel Zanella Bardini – Campus Canoas
Matheus Muller – Campus Caxias do Sul
Medalhistas de bronze
Gabriel Boff Deon – Campus Caxias do Sul
Guilherme Machado – Campus Restinga
Leticia Polito Kuffel – Campus Caxias do Sul
Pedro Abelardo Portella – Campus Restinga
Pietro de Oliveira Bortolini – Campus Farroupilha
Estudantes do Campus Veranópolis que receberam menção honrosa
Allan Rafael dos Santos Telles
Arthur Reis Moreira
Augusto Antoniolli
Matias Cortelini Zacharias
Rafael Prescendo
Romeu Antonio Ambrosini Tonin
Também receberam menções honrosas alunos dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão e Vacaria.
Os alunos de escolas públicas medalhistas na Obmep, regularmente matriculados, poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr – 18ª Obmep) do IMPA. A participação está condicionada ao cumprimento das regras específicas do programa e pode incluir o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A estrutura e o planejamento serão definidos e divulgados em 2024 no site do programa.
Sobre a Obmep
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
A olimpíada também visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.